Acadêmicos de Engenharia Civil apresentam trabalhos em evento internacional
Carolina Moraes, Felipe Cavalcante, Rafaela Melo e Ryan Figueiredo, acadêmicos do curso de Engenharia Civil do Campus Macapá, representaram o Instituto Federal do Amapá (Ifap) no 23º Encontro da Sociedade Brasileira de Materiais (B-MRS e Meeting 2025), apresentando suas pesquisas nas áreas de materiais e construção civil. O evento internacional reuniu pesquisadores e estudantes de mais de 40 países, entre os dias 28 de setembro a 2 de outubro, na cidade de Salvador-BA.
Os estudantes foram acompanhados do professor, orientador e coorientador Tarcísio Santiago. Como o inglês é o idioma oficial de todas as apresentações, eles expuseram os trabalhos “Evaluation of alkaline treatment of fibers from Ananas comosus, Cocus nucifera and Euterpe oleracea for incorporation in ceramic materials intended for construction”, das acadêmicas Rafaela e Carolina; “Chemical analysis of manganese mining residue in the state of Amapá: characterization and potential applications”, do estudante Ryan; e “Construction materials under environmental stressors: insights from the scientific literature”, do aluno Felipe.
Para o professor Tarcísio Santiago, uma das principais contribuições dos trabalhos apresentados foi a troca de conhecimentos com a comunidade científica da área. “Sempre é importante receber feedbacks de especialistas para que os trabalhos fiquem cada vez melhores e mais conectados com o que vem sendo trabalhado em outras universidades. Além disso, o contato com outros pesquisadores favorece o networking e a possibilidade a colaboração no âmbito científico”, destacou.
Segundo ele, a participação dos estudantes também fortalece a formação acadêmica e profissional. “Mostrar os nossos projetos de pesquisa neste evento internacional serviu como um salto no quesito profissional e científico, conhecendo outros pesquisadores do Brasil e do mundo, compartilhando vivências, experiências e conhecimentos, nos ajudando a elevar o nível científico dos nossos trabalhos”, completou.
O acadêmico Ryan Figueiredo ressaltou o impacto da vivência no evento. “Participar desse evento me deu a oportunidade de ter uma visão completa do grande leque de oportunidades que a pesquisa científica tem a oferecer, conhecendo diversos projetos inovadores de diversas áreas (tanto da química e física, quanto da construção civil e a criação de novas técnicas e materiais). Também participei de plenários muito interessantes de pessoas renomadas no ramo científico, mostrando que a educação e a pesquisa levam a lugares muito maiores do que eu imaginava”, afirmou.
Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá
Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Instagram: @ifapoficial
Facebook: /institutofederaldoamapa
Redes Sociais