V Encontro de Prática, Pesquisa e Produção Matemática acontece dias 27 e 28/11

O Campus Macapá sedia mais um Encontro de Prática, Pesquisa e Produção Matemática do Amapá (5º EP3MAP). O evento acontece nos dias 27 e 28 de novembro no Instituto Federal do Amapá e reúne estudantes, profissionais e interessados na área. A programação abrange palestras, comunicações científicas, minicursos e além de um fórum direcionado aos professores que ensinam matemática. O objetivo é promover o diálogo entre pesquisa, prática e formação docente. Clique aqui para se inscrever.
Neste ano, o tema do encontro é “Saberes, Experiências e Identidades Docentes: Reflexões sobre a Formação do Professor que Ensina Matemática na Amazônia”, cujo assunto é abordado na palestra do professor Fábio Colins da Silva (UFPA/IEMCI), pesquisador nas áreas de Educação Matemática, Educação Inclusiva e Ensino de Língua Portuguesa e Matemática.
No primeiro dia de programação estão previstas a solenidade de abertura e a programação cultural durante o período da manhã. À tarde, ocorrem as comunicações científicas organizadas em cinco eixos temáticos: Matemática Pura e Aplicada; Formação de Professores que Ensinam Matemática no Amapá; Tendências em Educação Matemática e o Ensino; Ensino de Matemática e Cultura dos Povos Amazônidas; e Educação Matemática, Psicologia e Inclusão.
Minicursos e oficinas estão programadas para o segundo dia de evento. Elas serão conduzidas por professores do Ifap, Unifap, Ueap e instituições parceiras. Entre os temas estão práticas de ensino, tecnologias digitais, modelagem matemática, fundamentos teóricos e abordagens interdisciplinares, fortalecendo a formação inicial e continuada de professores.
A novidade neste ano é o “Fórum dos Professores que Ensinam Matemática”, promovido pela SBEM-AP, com a palestra “Ensino de Matemática e Cultura dos Povos Amazônidas”, ministrada pelo professor Elivaldo Serrão Custódio, que abre o espaço de discussão com reflexões sobre cultura, território e práticas pedagógicas no ensino de matemática no contexto amazônico.
De acordo com o coordenador-geral do evento, professor André Ferreira, o fórum “será desenvolvido a partir de uma questão norteadora comum e das sínteses produzidas pelos mediadores dos cinco eixos temáticos, destacando o Eixo 4 – Ensino de Matemática e Cultura dos Povos Amazônidas como núcleo articulador das discussões. A metodologia prevê apresentações reflexivas, diálogo entre experiências e participação ativa dos presentes, com o objetivo de construir encaminhamentos formativos e propostas de pesquisa que serão sistematizadas e publicadas nos anais do evento”.
O 5º Encontro é uma realização do Curso de Licenciatura em Matemática do Ifap – Campus Macapá, em parceria com a Universidade Federal do Amapá (Unifap), a Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e a Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional Amapá (SBEM-AP).
Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá
Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Instagram: @ifapoficial
Facebook: /institutofederaldoamapa



Redes Sociais