Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Macapá sedia Seminário Nacional sobre Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral
Início do conteúdo da página

Macapá sedia Seminário Nacional sobre Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral

Publicado: Terça, 02 de Dezembro de 2025, 11h43 | Última atualização em Terça, 02 de Dezembro de 2025, 11h43

 

De 8 a 11 de dezembro de 2025, Macapá vai sediar XXI Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral. Evento gratuito e com programação híbrida, o Seminário busca fortalecer os Arranjos Produtivos Locais (APLs) de base mineral no país, promovendo a integração entre instituições, o intercâmbio de experiências e o desenvolvimento socioeconômico do setor. A programação oficial inclui ainda a realização do XVIII Encontro do Comitê Temático RedeAPLmineral e o Prêmio Melhores Práticas em APL de Base Mineral 2025. o Museu Sacaca e o Campus Macapá do Ifap recebem as atividades do Seminário.  

:: Inscreva-se no site do evento

Coordenado pela Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (SEMI) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com apoio do Grupo de Trabalho Permanente de APLs (GTP APL) do Ministério da Economia e do Colegiado de Mineração do Campus Macapá do Ifap, o seminário reúne representantes de centros de pesquisa, universidades, gestores públicos, governanças locais, técnicos e entidades privadas ligadas à cadeia mineral.

Segundo o coordenador local do evento e docente do Ifap, Franciolli Araujo, o "Seminário Nacional é a principal instância para reunir, a nível nacional, as experiências brasileiras em Arranjos Produtivos Locais de base mineral" e seu "objetivo principal é aprimorar as políticas públicas e estimular o desenvolvimento local, promovendo a troca de informações e de experiências entre empresas e empreendedores do setor".

Para ele, o "evento representa uma oportunidade para de disseminar e estimular boas práticas de gestão e inovação, divulgar as potencialidades do setor de mineração, debater o plano e as linhas de ação estruturantes para a expansão, consolidação e desenvolvimento sustentável dos APL de base mineral em todo o Brasil e de apresentar conhecimentos tecnológicos, políticas públicas e as melhores práticas implantadas nos APLs de Base Mineral". 

O docente afirmou ainda que a "escolha de Macapá como sede sublinha o papel estratégico do Amapá e da Região Norte no debate sobre mineração e desenvolvimento na Amazônia" e explicou que o tema de Inovação, Sustentabilidade e Inclusão Social, as discussões irão se aprofundar nas estratégias de desenvolvimento dos APLs de Base Mineral, alinhadas à Agenda 2030. 

Destaques

Um dos destaques da programação é o Prêmio Melhores Práticas em APL de Base Mineral 2025, que reconhece iniciativas inovadoras e sustentáveis implementadas em diferentes regiões do país. O evento também contará com palestras, painéis, minicursos e visitas técnicas, incluindo o minicurso sobre planejamento de longo prazo por processo prospectivo, apresentado por especialistas do Instituto Prospectiva (INSPRO).

Além das atividades formativas, haverá discussões sobre políticas públicas e apresentação de resultados das ações realizadas entre 2024 e 2025, com proposições para o fortalecimento dos APLs no biênio 2025-2026.

Com origem em 2014, quando foi criado o Comitê Temático RedeAPLmineral, o evento consolidou-se como espaço de articulação nacional voltado ao desenvolvimento local, à inovação tecnológica e à difusão de boas práticas na cadeia mineral. A edição de 2025 reforça o papel dos APLs como instrumentos estratégicos para geração de emprego, renda e sustentabilidade.

 

 

Programação - 8 de Dezembro - Museu Sacaca
- Credenciamento - A partir das 8h
- Exemplos Práticos de Planejamento de Longo Prazo por Processo Prospectivo para APL de base mineral - De 8h às 18h
- Cerimônia de Abertura - Às 18h30
- Evento Cultural - Às 20h30
- Coquetel de Abertura - Às 21h30

Programação - 9 de Dezembro - Auditório Campus Macapá
- Credenciamento - A parir das 8h
- Políticas Públicas de apoio à Inovação, Sustentabilidade e Inclusão Social para o Desenvolvimento dos APL de base mineral na Agenda 20300 - às 9h
- ESG voltado para Mineração e Transformação Mineral de Pequeno e Médio Porte Responsável na Agenda 2030 - às 10h45
- Fomento à inovação, sustentabilidade e inclusão social para o desenvolvimento dos APL de Base Mineral na Agenda 2030 - Às 14h
- Gestão, Governança e Cultura Cooperativista na Mineração: Caminhos para o Fortalecimento dos APLs de base Mineral e do Desenvolvimento Sustentável - Às 16h

Programação - 10 de Dezembro - Auditório Campus Macapá
- Credenciamento - A partir das 8h
- PD&I e Extensionismo Tecnológico para a sustentabilidade dos APL de Base Mineral - às 9h
- Cerimônia de Premiação do Prêmio Melhores Práticas em APL de Base Mineral 2025 – PMP APL Mineral 2025 - às 14h
- Plenária do CT RedeAPLmineral - Às 14h30
- Encerramento do XXI SNAPLAB e XVIII Encontro CT RedeAPLmineral - Às 17h30
- Jantar de Confraternização - Às 19h30

 Programação - 11 de Dezembro - Visita Técnica
- Vísita Técnica à Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Vila Nova (COOPGAVIN) - De 8h às 18h

 

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Instagram: @ifapoficial
Facebook: /institutofederaldoamapa

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página