Estudantes promovem Roda de Conversa sobre prevenção ao abuso sexual no ambiente escolar e durante o Carnaval

Estudantes participam da Roda de Conversa sobre o tema prevenção ao assedio e abuso sexual | Foto: Secom/Campus Macapá
Estudantes dos cursos técnicos do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) participaram nesta sexta-feira (6) da Roda de Conversa “Todos por Elas” para a conscientização e prevenção a casos de assédio e abuso sexual no ambiente escolar e no período do carnaval.
A iniciativa foi promovida pelo Grêmio Estudantil do Campus e reuniu estudantes dos cursos técnicos do 1° e 2° ano no auditório para discussão da temática com a presença da equipe da Ouvidoria do Ifap e do Centro AMA-LBTI.
“Hoje nós estamos aqui no auditório para uma programação que se chama Todos por Elas e que foi organizada pelo Grêmio, que visa conscientizar os estudantes que as mulheres têm voz contra o abuso e o assédio, mas não só as mulheres, os meninos também”, explicou o vice-presidente da agremiação, Alerrandro Nobre.

Roda de Conversa foi organizada pelo Grêmio Estudantil | Foto: Secom/Campus Macapá
Segundo ele, a programação foi pensada considerando os serviços ofertados pelo Ifap para a prevenção e denúncia de casos, bem como a proximidade do período de carnaval, como forma de alerta para os estudantes durante as festas.
A Secretária-Geral do Grêmio, Maria Gabriele, explicou que ação foi “pensada para conscientizar sobre os direitos das mulheres, divulgar a Ouvidoria da Mulher e reforçar a campanha Carnaval Sem Assédio”. Segundo ela, “também tem a finalidade de conscientizar os discentes sobre assédio sexual, a importância do consentimento e dos canais de denúncia, ao mesmo tempo em que divulga o apoio oferecido pela Ouvidoria da Mulher no Campus”.
A estudante explicou ainda que o “objetivo é informar, orientar e incentivar o respeito, mostrando que a escola é um espaço de cuidado, escuta e proteção, onde não é não, toda mulher merece segurança e todos nós temos responsabilidade na construção de um ambiente mais justo e acolhedor”.
Serviços do Ifap
Na programação, a Ouvidoria do Ifap divulgou os serviços institucionais para atendimento da comunidade escolar, em especial a Ouvidoria da Mulher, para os casos específicos envolvendo as estudantes.

Ouvidora-geral do Ifap fala sobre os serviços institucionais | Foto: Secom/Campus Macapá
A Ouvidora-geral do Ifap Adriana Bastos destacou a importância de sensibilizar os estudantes sobre os temas. “Temos aqui estudante bem jovens, isso é ótimo para já criar uma cultura, contra o assédio, mas sobretudo também de prevenção. A prevenção é importantíssima, principalmente para eles que estão nos anos iniciais”, destacou.
Segundo ela, nesta etapa de formação escolar é uma oportunidade para se “quebrar essa cultura em que a mulher é desrespeitada na sociedade”, por isso “temas como esses são altamente relevantes”, ressaltou.
A responsável pela Ouvidoria da Mulher do Ifap, Risolete Araújo, falou aos estudantes a atuação do setor dentro da instituição. “É uma Ouvidoria que vai tratar de assunto de mulheres, ou seja, mulheres cuidando de problemas de mulheres”, explicou.
“Nós estamos muito felizes, estamos tendo uma recepção muito boa dos alunos e o papel da Ouvidoria da Mulher é esse, não somente tratar as questões, os atos que aconteceram, mas principalmente trabalhar na prevenção, que o ato agressivo contra a mulher não aconteça”, disse a Ouvidora da Mulher.

Papel da Ouvidoria da Mulher reforça combate ao assedio e ao abuso sexual na comunidade escolar | Foto: Secom/Campus Macapá
Risolete ressaltou que Ouvidoria da Mulher é um canal especializado para receber denúncias, reclamações, sugestões e elogios de estudantes, servidoras e terceirizadas, com o objetivo de combater a violência e desigualdade de gênero dentro da instituição. Os atendimentos podem ser feitos via Plataforma Fala.BR ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
Carnaval e Respeito
A programação contou ainda com a assessoria da equipe Centro de Referência em Acolhimento às Mulheres Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais Amapaenses (AMA-LBTI), vinculada à Secretaria De Estado de Políticas para Mulheres, que apresentou iniciativas de prevenção.

AMA-LBTI apresenta Campanhas de prevenção | Secom/Campus Macapá
“ Trouxemos aqui a nossa Campanha do ‘Não é Não!’ e a importância do consentimento orientar sobre qual é a diferença entre um ato que é lido como uma importunação sexual ou um assédio e o que ser você conseguir se relacionar (bem) com uma pessoa”, explicou a Isadora Campos, psicóloga do Centro AMA-LBTI.
A psicóloga também ressaltou a importância da discussão no ambiente escolar e entre os adolescentes como forma de se combater a cultura da violência contra a mulher. “É muito importante começar a trabalhar isso desde a base, porque a gente sabe que a violência contra a mulher é estrutural, e ela vem também de uma relação de poder”, explicou Isadora.
Segundo ela, quando se “começa a elucidar isso, principalmente com adolescentes, onde essas relações se iniciam, a gente consegue diminuir dúvidas, consegue orientar da melhor forma e também conversar e dialogar sobre o consentimento” nas relações.

Isadora Campos, psicóloga do Centro AMA-LBTI | Foto: Secom/Campus Macapá
A palestra "Carnaval, Diversão com Respeito" apresentada pela psicóloga abordou as diferenças entre Assédio e Importunação Sexual segundo a legislação brasileira, a importância do consentimento, o posicionamento diante de agressores e importunadores quando ‘Não é Não!’ e os canais de denúncia hoje existentes para atendimento de casos.
Considerando as festas de carnaval previstas nos próximos dias, a palestrante ressaltou que “o respeito é o que garante que a festa seja boa para todo mundo”.
Denúncias
Denúncias de assédio moral ou sexual podem ser feitas via Disque 181 (anônimo), Disque 190 (emergência), ou nos canais oficiais: Delegacias da Mulher (DEAMs), Ministério Público do Trabalho (MPT), ou Ouvidorias (incluindo a Ouvidoria do Ifap ou o Fala.BR). Lembre-se de coletar provas como mensagens, e-mails e testemunhas.
Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Instagram: @ifapoficial
Facebook: /institutofederaldoamapa



Redes Sociais