Estudante egresso do campus Macapá do Ifap recebe medalha de bronze na 11ª OBMEP
O egresso do curso técnico em Edificações do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) e atualmente estudante de Engenharia Mecatrônica na Universidade de Brasília (UnB), Rafael Jorge Cascaes, recebeu, na última sexta-feira (13/01), medalha de bronze na cerimônia regional de premiação da 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep/2015). O evento aconteceu no prédio da Universidade da Maturidade do Amapá (Umap), localizado no campus Marco Zero da Universidade Federal do Amapá (Unifap).
Desde 2011, o Ifap participa ativamente da Obmep, e seus estudantes já receberam o total de 66 menções honrosas, três medalhas de bronze e uma de prata, sendo esta última a primeira do estado do Amapá. Para Cascaes, participar da Obmep foi um estímulo tanto pessoal quanto profissional. “Ganhar uma olimpíada, além de fomentar a competitividade, é um incentivo a mais no currículo profissional, pois fica claro que os participantes se esforçam e estão em busca de atividades extracurriculares”, argumentou.
O diretor-geral do campus Macapá e professor de Matemática, Márcio Prado, vê a participação dos alunos na Obmep como uma importante forma de motivá-los a estudar com mais dedicação não só matemática mas também todos os outros componentes curriculares de seus cursos. Ao ganhar uma premiação e competir, os alunos tendem a melhorar seus desempenhos dentro de sala de aula. Por essa razão, o campus Macapá busca continuamente uma educação pública de excelência, dando mais autonomia a seus estudantes para que eles se sintam cada vez mais motivados a participarem da Obmep e de outras competições”, disse Prado.“Trabalharemos para que o Ifap traga para o estado sua primeira medalha de ouro na Obmep. Para tanto, vamos buscar junto à Unifap parcerias para preparar nossos estudantes”, completou.
Obmep 2016 – Dezesseis alunos dos cursos técnicos de Alimentos, Edificações, Mineração e Rede de Computadores foram premiados com menção honrosa no nível 3 da competição. A Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. As provas são aplicadas em duas fases e premiam os melhores colocados.
Por Jacyara Araújo, jornalista do campus Macapá
Foto: Jacyara Araújo
Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial Facebook:/institutofederaldoamapa
Redes Sociais