Confira as atividades que aconteceram na Semana Acadêmica 2018
Com uma programação bastante diversificada, a Semana Acadêmica 2018 termina neste sábado (26/5) com as últimas atividades da 1ª Semana Acadêmica de Licenciatura em Letras do Instituto Federal do Amapá (Sallifap). Durante cinco dias, estudantes de nível médio e superior trabalharam inúmeros assuntos acadêmicos e científicos de pesquisa e extensão para a comunidade interna e externa. Confira nosso álbum de fotos.
1ª Salliap
Dentro da programação, a professora de Inglês do campus Macapá Michelle Yokono apresentou o trabalho realizado com estudantes da modalidade Proeja do Curso Técnico em Alimentos intitulado "O ensino da Língua Inglesa na educação de jovens e adultos: enfatizando o letramento a partir da interculturalidade". A docente discutiu a temática do estrangeirismo, concepção da língua como discurso, letramento e interculturalidade, além da de apresentar uma visão emancipada do ensino. “É preciso buscar mecanismos para o ensino da língua que favoreça melhor aprendizagem por estudantes do Proeja, dada algumas particularidades deste público”, disse. Yokono também lançou o livro "Building our knowleadge", cujas produções são de acadêmicos da turma de Tecnologia em Construção de Edifícios.
A professora da Universidade Estadual do Amapá (UEAP) Tatiana Taide ministrou palestra "Literatura infantojuvenil e fruição do livro ao link", abordando o as representações desta literatura nos dias atuais.
A programação ainda contou com os minicursos “Anúncios/Classificados: prática textual da sala para a vida”, “O gênero textual cartaz em prol da inclusão”, “Uso dos verbos e influência digital na escrita”, “Despertando o seu poeta interior”, “Diversidade em sala de aula: tolerância, direitos e deveres”, "O gênero conto: valorização e respeito às diferenças",
Palestras "Poesia e Cotidiano: a contra-lógica do consumo",
Feira das profissões
Nas atividades desenvolvidas na 7ª Feira das Profissões, estudantes do curso de Licenciatura em Informática e Tecnologia de Redes de Computadores, membros do grupo de pesquisa Estudos e Pesquisa de Informática na Educação (GPIE), realizaram oficina em que ensinam a confecção de óculos de realidade virtual e aumentada com a utilização de material reciclável, como, por exemplo, papelão e garrafas pet. De acordo com o coordenador do grupo de pesquisa, professor André Miranda, as pesquisas tem como objetivo no futuro o desenvolvimento de um software para ser utilizado nos modelos confeccionados para utilização em sala de aula como um instrumento de ensino-aprendizagem.
Já os alunos do 1º ano de Química fizeram a exposição “Vidraria e Equipamentos”, onde apresentaram os principais equipamentos de vidraria utilizados nas aulas práticas do componente curricular “Química Experimental”. Os estudantes também fizeram a demostração do agitador magnético, filtração a vácuo e funil de Bromo para os visitantes. Os discentes Daniel Policarpo, Ana Vitória de Almeida, Jamili Araújo, Karen Fernanda da Silva e Talissa Costa estavam acompanhados do professora responsável, Salvador Tay.
A mesa redonda “Autismo e Inclusão” realizada pela pedagoga e especialista em metodologia do ensino superior e neuropsicopedagogia, Cristina Dias, pela terapeura ocupacional e especialista em autismo, Ana Carolina Alencar, e pela assistente social e especialista em psicopedagogia, Jani Betânia, discutiram como o ambiente escolar pode ser mais acessível para as crianças com autismo. A atividade foi mediada pelo professor Ederson Leite.
Semana Acadêmica
A matemática através dos jogos foram uma das principais atrações da Semana Acadêmica. A exposição “Retomando o Conhecimento Básico de Matemática com materiais didáticos” trabalhou os principais conceitos de probabilidade, frações e operações através de jogos como, por exemplo, “Corrida Matemática”, “Jogo do ASMD”, “Balança das Equações”. Com o objetivo de trabalhar os conhecimentos básicos da Matemática. A atividade foi orientada pelos professores André Ferreira, Lorena Souza e Jonathan Castro. “Desde o início do semestre, os alunos trabalharam esta temática por meio dos componentes curriculares de Laboratório de Matemática e Práticas de Ensino III”, disse Ferreira. O trabalho foi desenvolvido pelos acadêmicos do 4º semestre em Licenciatura em Matemática.
Os alunos do 1º semestre em Licenciatura em Matemática, orientados pela professora Suellen Costa, também utilizou jogos para abordar conceitos de Matemática. Os acadêmicos fizeram o “Xadrez com Geometria”, “Quiz da Matemática”, “Jogo ASMD”, “Caixa Educativa” e “Qual é o Resto”. A docente também assuntos de geometria espacial e componentes correlacionados na oficina “Transformando papel A2 em Sólidos Geométricos” com alunos do 1º ano de Estradas
Semana da Sensibilização para Inclusão
O workshop “Braille Fácil: ferramenta para transcrição de texto” foi ministrado pela professora Luciana Carlena, que propôs demostrar na prática como usar o programa Braille Fácil. “É uma ferramenta que ajuda na edição de texto em Braille. Quem deseja utilizar esse programa, não precisa saber muito a linguagem em Braille porque esta ferramenta já tem a formatação necessária”, disse Carlena. “Qualquer pessoa pode pegar um texto na internet e colocar no programa Braille Fácil e conseguir transformá-lo em um texto acessível para pessoas com deficiência visual”, explicou.
2º Festival de Música
Neste ano, o Rock foi o tema do 2º Festival de Música desenvolvido pelos estudantes do 3º ano de Edificações e coordenado pela professora de Artes Kátia Meireles. “Trabalhamos a temática em sala de aula, estudando a trajetória do Rock desde a década de 50 até os dias de hoje, perpassando o rock progressivo, social, liberdade de expressão, hard core, de protesto, românticas, nacionais e internacionais, além de abordamos as próprias letras das músicas. E este momento agrega para nossos alunos criatividade, desenvoltura, improviso e habilidades que, às vezes, o aluno acredita não ter”, disse a docente.
Redes Sociais