Página inicial > Mais Notícias > Uncategorised > Serviço Social (Segae)

Serviço Social (Segae)

Publicado: Sexta, 08 de Maio de 2020, 11h21 | Última atualização em Segunda, 11 de Maio de 2020, 14h48

Serviço Social

O Serviço Social é uma atividade de caráter universal que prevê ações voltadas à atenção social, atentando-se aos riscos pessoais e sociais que o estudante pode ser acometido, visando à qualidade da sua formação acadêmica e cidadã.

Quem é o profissional? E em que atua?
O profissional do serviço social é o assistente social e atua no âmbito das relações sociais junto a indivíduos, famílias, grupos, comunidade e movimentos sociais desenvolvendo ações de fortalecimento da autonomia, da participação e do exercício da cidadania. Tem como princípios a defesa dos direitos humanos, da justiça social e da liberdade como valor ético central.

Suas principais ações:
As ações deste serviço são de caráter transversal aos demais serviços e programas da Política de Assistência Estudantil do Ifap, tendo como competência:

• Participar de comissão para elaboração e execução da Política de Assistência Estudantil (PAE);
  • Orientar a comunidade do Ifap quanto à viabilização dos direitos sociais e os meios de exercê-los;
  • Possibilitar a interação da comunidade externa e interna, a formação cidadã e a aproximação entre a população local e a Instituição;
  • Promover a integração e participação da família dos estudantes no contexto acadêmico;
  • Conhecer e desenvolver parcerias com a rede socioassistencial, visando garantir o atendimento integral ao estudante;
  • Realizar pesquisas socioeconômicas identificando fatores sociais, econômicos e culturais presentes nas relações sociais dos estudantes que interferem no processo ensino aprendizagem e propor alternativas de enfrentamento;
  • Levantamento e atualização de dados dos atendimentos individuais, visitas domiciliares, entrevistas dentre outros atendimentos ao estudante e à família.