Página inicial > Mais Notícias > Campus Macapá lança Projeto Liderança para escolha dos representantes de turma

Campus Macapá lança Projeto Liderança para escolha dos representantes de turma

Publicado: Quarta, 15 de Fevereiro de 2017, 14h44

>fotos de membros da comissão do projetoA escolha para representantes de turma de todos os níveis e modalidades de ensino do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) ganha novo formato. No último dia 8 de fevereiro, foi lançado pela Seção de Gerenciamento de Assistência ao Estudante (Segae), o Projeto “Liderança: construindo um processo democrático”. O objetivo é realizar uma formação cidadã dos estudantes para a escolha responsável dos novos representantes.

Clique aqui para ver a homologação dos candidatos inscritos a representante de turma.
Acesse o regulamento que disciplina a eleição e as atribuições dos Representantes de Turma do corpo discente do IFAP – campus Macapá clicando aqui.
Leia o Edital de convocação das Eleições para Representante e vice-representante discente de turma.
Confira o resultado da homologação das inscrições para Comissão Eleitoral clicando aqui. Os membros relacionados devem participar da reunião que ocorrerá nesta sexta-feira, 3/3, às 17h, sala 24.

O Projeto Liderança é desenvolvido desde 2011 no campus Macapá. Em 2016, como experiência, um projeto-piloto que buscou parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AP) e docentes foi realizado e envolveu as turmas do ensino médio integral/integrado. Na ocasião, os estudantes receberam treinamento no órgão eleitoral, e o processo de escolha dos representantes foi feito através de urnas eletrônicas. Neste ano, a parceria com o TRE-AP foi renovada e, desta vez, a metodologia aplicada no ano passado contemplará todos os níveis e modalidades de ensino.

“A escolha democrática de um representante de turma contribuirá para o amadurecimento de nossos alunos frente a questões mais gerais, como a eleição de um vereador ou presidente da república. A participação ativa dos alunos nas palestras e exposição realizadas pelo TRE e professores do Ifap contribuirá com esse amadurecimento”, argumentou o supervisor da Segae, Cláudio Paes.

O projeto ocorrerá durante todo o ano letivo e envolve as seguintes etapas: discussão e debates sobre democracia representativa em sala de aula; formação da comissão eleitoral composta por estudantes, técnicos e professores; inscrições dos candidatos; capacitação dos mesários; eleição; certificação e cerimônia de posse dos eleitos; e o acompanhamento e formação dos representantes de turma. As inscrições dos candidatos a representantes de turma, de acordo com a Segae, é de 20 a 22 de março. O período de votação ocorrerá no dia 11 de abril.

Entre as funções principais do representante de turma estão: ter contato direto com os setores e servidores do Ifap, participando de reuniões e trazendo sugestões para melhorar o desempenho escolar e a harmonia da turma; ouvir opiniões, reivindicações, dificuldades e/ou sugestões da turma e as apresentar aos demais setores do Ifap.

Departamento de Informação, Comunicação e Eventos - Deice
Facebook:/institutofederaldoamapa