Página inicial > Mais Notícias > CPA aplica questionário de avaliação institucional de 3 a 6 de fevereiro

CPA aplica questionário de avaliação institucional de 3 a 6 de fevereiro

Publicado: Quinta, 02 de Fevereiro de 2017, 11h07 | Última atualização em Terça, 04 de Julho de 2017, 11h11

De 3 a 6 de fevereiro, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) disponibilizará para os servidores da Reitoria e campus Macapá um questionário de avaliação interna que analisará dez dimensões institucionais do Instituto Federal do Amapá (Ifap). O objetivo é fornecer informações sobre o desenvolvimento da instituição, bem como acompanhar as ações implementadas para a melhoria da sua qualidade do ensino e do seu comportamento social. O questionário será aplicado via internet e o participante tem total anonimato ao respondê-lo. Os questionários são diferentes para docentes e técnicos administrativos. Caso seja docente, clique aqui. Se é técnico administrativo, clique aqui.

Na segunda-feira (6/2), o campus Macapá realizará o “Momento CPA”, quando os integrantes da comissão passarão nos setores com o intuito de explicar a importância da participação dos servidores. “Neste Momento CPA, os servidores poderão parar suas atividades para responder o questionário e saber mais sobre ele”, informou o diretor-geral do campus Macapá, Márcio Prado. “É importante que todos saibam que este é um importante instrumento para o crescimento institucional que ouve seus servidores”, disse.

Saiba mais sobre a CPA:
O que é a CPA? É a Comissão Própria De Avaliação Institucional instituída pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). É composta por representantes docentes, discentes, técnicos administrativos e representantes da sociedade civil organizada. A CPA tem a responsabilidade de coordenar, conduzir e articular o processo contínuo de autoavaliação da Instituição de Ensino Superior (IES), em todas as suas modalidades de ação. A CPA tem o objetivo de fornecer informações sobre o desenvolvimento da instituição, bem como acompanhar as ações implementadas para a melhoria da qualidade do ensino e do seu comportamento social.
Atribuições da CPA: Condução dos processos de: avaliação interna da instituição, sistematização e prestação das informações solicitadas pelo MEC/INEP. Obedecendo às seguintes diretrizes: constituição por ato do dirigente máximo da instituição; assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, sem maioria absoluta de um dos segmentos; atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição.
Objetivos da CPA: Produzir conhecimento; questionar a importância das atividades e finalidades da Instituição; aumentar a consciência pedagógica e a capacidade profissional dos docentes e funcionários; fortalecer relações de cooperação na comunidade universitária; julgar a relevância científica e social das atividades e produtos da instituição; prestar contas à sociedade; efetivar a vinculação da Instituição com a comunidade.
Requisitos: a CPA- Ifap requer a participação dos integrantes da instituição; compromisso explícito dos dirigentes; obtenção de informações válidas e confiáveis; uso efetivo dos resultados.
Sanções: Lei nº 10.861 (14/04/04), art. 9º e 10º, regulamentada pela Portaria nº 2051 de 09/07/2004: O MEC tornará público e disponível o resultado da avaliação; resultados insatisfatórios: celebração de protocolo de compromissos com ações, prazos e metas, que será público e disponibilizado a todos os interessados; se o compromisso não for cumprido, penalidades: Suspensão temporária do processo seletivo; cassação da autorização de funcionamento e reconhecimento de cursos da IES.

Telefone: 3198-2159