Página inicial > Mais Notícias > Campus Macapá promove encontro com pais e responsáveis de estudantes com necessidades específicas

Publicado: Segunda, 20 de Março de 2017, 12h19 | Última atualização em Terça, 04 de Julho de 2017, 12h19

O campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizou, na sexta-feira (17/3), um encontro para a socialização das atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne). O público-alvo da atividade foram pais e responsáveis dos estudantes da Instituição que serão acompanhados pelo Napne no ano letivo de 2017.

O encontro aconteceu no hall do auditório do campus e contou com a presença da reitora do Ifap, Marialva Almeida, da coordenadora do Napne, Graça Lopes, além de docentes e técnicos da Instituição. Para a reitora do Ifap, “é muito importante a promoção de encontros como esse. É nosso dever esclarecer às famílias de nossos estudantes com necessidades específicas a respeito de como nossa instituição está preparada para assessorá-los de maneira que eles possam alcançar o melhor desempenho escolar possível.”

Na apresentação do Napne, a professora Márcia Santos destacou que o principal objetivo do Núcleo "é estimular a criação da cultura da educação para a convivência, a aceitação da diversidade, o avanço na adoção da Educação Inclusiva e a quebra de barreiras arquitetônicas e educacionais". Segundo ela, a concepção da equipe do Napne é “olhar cada caso como um caso especial, tendo a ideia de inclusão como igualdade de direitos”.

O encontro serviu para esclarecer as atribuições e quais tipos de atendimento o Napne realiza, dando ênfase na importância da integração entre os pais e responsáveis e a equipe do Núcleo no acompanhamento dos estudantes nas atividades escolares e nas dificuldades relacionadas as suas necessidades específicas, seja no ambiente familiar ou no escolar. Técnicos e docentes presentes puderam apresentar as atividades desenvolvidas pelos setores do Ifap para garantir a inclusão destes estudantes nas mais diversas ações do Instituto.

Para a professora de educação física Layana Cardoso, “é um desafio muito grande ter alunos com necessidades específicas, notadamente, alunos com dificuldades de mobilidade, de acesso”. Segundo ela, para alguns, não há muita dificuldade para a execução das tarefas da disciplina, e, de acordo com o relato da professora, alguns destes até superam as expectativas nas atividades escolares de educação física.

Em 2017, cerca de 20 estudantes do Ifap necessitarão de atendimentos e ações específicas de acessibilidade, integração, apoio didático-pedagógico e materiais para garantir um bom desempenho nas atividades escolares. Entre os casos atendidos estão estudantes com altas habilidades, superdotação, deficiência intelectual leve, deficiência física, visual e surdez.

Facebook:/institutofederaldoamapa