Página inicial > Mais Notícias > Ensino da língua inglesa deverá ser aprimorado após capacitação de professores nos EUA

Publicado: Segunda, 27 de Março de 2017, 12h23 | Última atualização em Terça, 04 de Julho de 2017, 12h24

O ensino da língua inglesa não será mais o mesmo com a volta dos professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que participaram do Programa Setec-Capes/Nova, desenvolvido de janeiro a março deste ano, em Woodbridge (Virgínia), nos Estados Unidos. No grupo estava a professora Lara Utzig, do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap). “Aprendemos sobre novas tendências metodológicas no ensino da língua”, afirmou a professora, que já retornou às atividades em sala de aula e agora espera socializar e aplicar o que foi aprendido.

“Espero aplicar atividades com as técnicas que vimos, como, por exemplo, TBLT, PBLT, Content Based, Tech-Based eCultural approach dentro do contexto do Norte, garantindo um processo de aquisição da língua de forma mais significativa, além de socializar um pouco do que vi com meus colegas de profissão. Para isso, em breve, haverá oferta de cursos para os professores de inglês de todos os campi do Ifap e para os da rede pública estadual e municipal”, adiantou.

Para Utzig, a experiência de participar do programa foi bastante imersiva. “Vivenciamos diversos aspectos da cultura e da história dos Estados Unidos”. A professora compôs um grupo formado por 75 professores brasileiros, e explica que, agora, o desafio é ter capacidade de adequar tudo o que foi apreendido à realidade do sistema educacional brasileiro.“Também temos que considerar os aspectos regionais, repensando a teoria e relacionando com a prática”, ressaltou.

Programa Setec-Capes/Nova - O programa é uma parceria da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Northern Virgínia Community College (Nova), dos Estados Unidos.

Em outubro de 2016, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) assinou Memorando de Entendimento (MOU) com o Nova para o desenvolvimento de ações para a formação de professores, contribuindo para o fortalecimento da internacionalização na Rede Federal de Educação, Profissional, Científica e Tecnológica. Até janeiro de 2017, o Nova recebeu aproximadamente 152 docentes da Rede Federal para o aprimoramento das habilidades linguísticas – compreender, falar, ler e escrever em inglês – a partir da Chamada Pública nº 1/2015-Setec/Capes/NOVA.

Com 15 instituições consorciadas, o Nova é a maior instituição de ensino público no estado da Virgínia e o segundo maior college nos Estados Unidos, com mais de 75.000 estudantes e 2.600 servidores.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif
Facebook:/institutofederaldoamapa