Página inicial > Mais Notícias > Campus Macapá certifica concluintes de curso de Libras

Campus Macapá certifica concluintes de curso de Libras

Publicado: Sexta, 31 de Março de 2017, 12h28 | Última atualização em Quarta, 05 de Julho de 2017, 08h52

O campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap), através do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), realizou o encerramento de mais uma edição do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Quarenta e sete alunos das turmas de Libras níveis I e II receberam os certificados de conclusão em evento ocorrido no auditório do campus na tarde de quinta-feira (30/3). A cerimônia contou com a interpretação simultânea para surdos realizada por voluntários do Napne.

O curso, iniciado no dia 1º de fevereiro deste ano, foi direcionado para a comunidade externa, estudantes e servidores do Ifap. No encerramento as turmas de níveis I e II realizaram apresentações de músicas na Língua Brasileira de Sinais.

De acordo com o coordenador do curso, Ronielson Gonçalves, tradutor/intérprete de Libras do Ifap, “através desse curso os alunos desenvolveram a capacidade linguística de poder se expressar em línguas de sinais”. Para Gonçalves, “isso foi muito importante porque eles tiveram convivência com surdos e passaram a desenvolver isso aqui no Instituto”.

O coordenador explicou que, através de aulas expositivas e dinâmicas de conversação, o curso permitiu o desenvolvimento da capacidade de aprendizado dos estudantes. “Nos próprios corredores do Instituto, eles conversavam em libras e isso foi muito bom, principalmente porque temos um aluno surdo e este foi acolhido pelos participantes do curso”, ressaltou.

O curso teve como objetivo disseminar conhecimentos básicos referentes a libras, facilitando a comunicação com surdos, bem como promover a inclusão, tendo em vista a efetivação da Lei 10.436/2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais e determina que as instituições públicas encontrem formas de apoiar seu uso e difusão.

O diretor-geral em exercício do campus Macapá, Dejildo Brito, destacou a importância de o Ifap ofertar o curso. “Oferecer o curso para estas pessoas é dar a elas a oportunidade para aprender e se comunicar melhor com quem vão conviver. Isso é um motivo de muito orgulho”, frisou.
Representando a reitora do Ifap, Marialva Almeida, a pró-reitora de Extensão, Erika Bezerra, afirmou que “um momento como este traz uma grande satisfação. “O nosso Instituto tem um grande desafio de fazer com que alunos com necessidades específicas consigam ter acesso, permanência e êxito em suas atividades. O Instituto se coloca como responsável social na sua função de ser uma instituição inclusiva”, concluiu.

Fotos: Jefferson Souza

Facebook:/institutofederaldoamapa