Página inicial > Mais Notícias > No campus Macapá, servidores produzem conhecimento científico e literário

No campus Macapá, servidores produzem conhecimento científico e literário

Publicado: Terça, 11 de Abril de 2017, 09h10 | Última atualização em Quarta, 05 de Julho de 2017, 09h14

Trinta dissertações, cinco teses, três livros e cinco artigos. Os números dão uma ideia da crescente produção científica de professores e técnicos administrativos do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap). As publicações abrangem as áreas de atuação institucional - ensino, pesquisa e extensão - às quais os servidores do Ifap se dedicam e, através delas, buscam dar um retorno à sociedade através da socialização do conhecimento produzido. Além da internet, as obras podem ser encontradas fisicamente na biblioteca do campus Macapá, cujo acesso é público e gratuito.

Para o diretor-geral do campus Macapá, Márcio Prado, “é muito importante divulgar a atuação que cada professor e pesquisador desenvolve no Instituto, além de socializar estes conhecimentos para a comunidade local”. Entre os recentes lançamentos está o livro “Educação e Diversidade: práticas, reflexões e pesquisas”, escrito pela professora Darlenne Del-Tetto em conjunto com outros autores. O livro será lançado nesta quarta-feira (12/4), às 17h, no auditório central da Universidade Estadual do Amapá (Ueap), campus I. No capítulo “Empreendedorismo e Educação: o uso da pedagogia empreendedora na formação do técnico em agropecuária da Escola Família Agrícola do Pacuí-Macapá/AP”, a docente analisou as contribuições do princípio da pedagogia empreendedora na formação de alunos. Adquire um exemplar aqui.

Neste ano, já foi lançado o livro “Conhecimento e Manejo Sustentável da Biodiversidade Amapaense”, do professor de Física Argemiro Bastos. “A publicação tem a participação efetiva de pesquisadores do Ifap, tanto na organização da obra quanto na autoria de capítulos”, frisou Bastos. O e-book está disponível para download.

Ifap e UFRRJ – Em 2016, através da parceria entre o Ifap e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o professor de Matemática Dejildo Brito e o técnico André Côrtes também assinam a autoria de capítulos capítulos de publicações científicas. Os trabalhos são resultado de suas respectivas dissertações de mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola (PPGEA) na UFRRJ.

Côrtes escreveu o capítulo “Inclusão Escolar dos Alunos com necessidades educativas especiais: um estudo acerca do Instituto Federal do Amapá” do livro “Psicologia e Educação: Presente e Futuro” (Org. Juan Luis Castejón Costa). A obra, disponível em e-book, foi lançada em junho de 2016 no VIII Congresso Internacional de Psicologia e Educação (Cipe/2016/Espanha), realizado pela Universidade de Alicante e organizado pela Associação Científica de Psicologia e Educação (Acipe).

Dejildo Brito é autor do capítulo “Saberes matemáticos de agricultores” do livro “Etnomatemática: Saberes do campo” (Org. José Roberto Linhares de Mattos), lançado pela editora CRV, em agosto de 2016. De acordo com o professor, a dissertação de mestrado buscou estudar os saberes matemáticos que os agricultores não escolarizados utilizavam no dia-a-dia em sua atividade laboral e como esses saberes poderiam contribuir com a matemática ensinada dentro de sala de aula. “Publicar um livro, embora seja um único capítulo, é uma realização profissional enorme”, enfatizou. O professor doou exemplares para a biblioteca do campus Macapá do Ifap. Clique aqui para comprar um exemplar.

Literatura – A produção não se limitou a obras voltadas para o campo científico. No final de dezembro de 2016, a professora de língua inglesa Lara Utzig escreveu, em conjunto com outros autores, poemas para o livro “Trilogias Poéticas: os opostos existenciais”. O livro pode ser adquirido aqui.

Facebook:/institutofederaldoamapa