Página inicial > Mais Notícias > Campus Macapá adere à campanha Junho Vermelho e sensibiliza novos doadores de sangue

Publicado: Sexta, 09 de Junho de 2017, 10h50 | Última atualização em Quarta, 05 de Julho de 2017, 10h51

Para estimular a doação de sangue, captar novos doadores e aumentar o estoque do banco de sangue do hemocentro do estado, o projeto “Mais Vida”, desenvolvido pela Seção de Gerenciamento de Apoio ao Estudante do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá, aderiu à campanha nacional Junho Vermelho. Desde o dia 1º deste mês, representantes de turmas e servidores engajados na ação estão visitando as salas de aula e setores administrativos para sensibilizar para a doação de sangue. O dia marcado para a ação é 14 deste mês, quando é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Será no Centro de Hemoterapia do Amapá (Hemoap), localizado na avenida Raimundo Alvares da Costa.

A parceria entre o Hemoap e o Ifap começou desde o mês de maio com a realização da capacitação dos representantes de turma. A atividade conduzida pela assistente social Marilda Ferreira e pela biomédica Hellen Oliveira, ambas do Hemoap, mostraram para os estudantes um pouco do trabalho de captação de doadores voluntários, o estado crítico do estoque de sangue atual, os critérios necessários para doação de sangue e a importância da doação voluntária e constante.

"O envolvimento dos alunos pertencentes ao Projeto Liderança veio como estratégia para que a sensibilização possa ser feita com toda comunidade escolar, alunos e servidores. Eles fazem a divulgação da campanha e são multiplicadores da importância do ato de doar”, ressaltou a coordenadora do projeto, Maria Lúcia Barroso.

De acordo com a técnica em Enfermagem Ieda Viero, nenhuma informação deve se omitida durante a triagem. “A omissão pode comprometer todo o processo e ser prejudicial para o receptor do sangue”. Os alunos foram acompanhados pelas servidoras Ieda Viero, Marina Cavalcante, Thaynam Maia e Maria Lúcia.

Para ser um doador, são necessários os seguintes requisitos: ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de idade precisam ir acompanhados pelo seu responsável; idade máxima de 60 anos, para a primeira doação; idade máxima de 69 anos, para quem já é doador; boas condições de saúde (não estar gripado, não ter tido febre pelo menos 14 dias antes da doação); deve estar bem alimentado (nunca ir em jejum no dia da doação) e evitar ingerir alimentos gordurosos; não ingerir bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes da doação e não ter fumado por pelo menos 3 horas antes da doação e 2 horas após.

Facebook:/institutofederaldoamapa