Página inicial > Mais Notícias > Programa Profuncionário do campus Macapá certifica mais 109 técnicos

Programa Profuncionário do campus Macapá certifica mais 109 técnicos

Publicado: Sexta, 09 de Junho de 2017, 11h23 | Última atualização em Quarta, 05 de Julho de 2017, 11h25

O campus Macapá do Instituto Federal do Amapá, através da Seção de Gerenciamento de Educação a Distância, realizou na quinta-feira (22/6) a última solenidade de formatura das turmas 2015.2 dos cursos técnicos de nível médio na forma subsequente na modalidade EaD dos Polos Macapá, Tartarugalzinho e Cutias do Araguari. Os 109 novos profissionais receberam certificados de técnicos em Alimentação Escolar, Infraestrutura Escolar e Secretaria Escolar, do Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário).

O objetivo do Programa Profuncionário é promover a capacitação servidores municipais e comunidade externa nos cursos de nível médio técnico, visando o desenvolvendo profissional e o aprimoramento no campo do trabalho.

A primeira formatura aconteceu no dia 31 de maio, em Cutias do Araguari. No total, 56 concluintes participaram da solenidade. Além dos formandos do próprio município, grande parte dos estudantes pertencia a comunidades próximas a Cutias, como Gurupora, Livramento, São Sebastião, Bom Destino, São Joaquim e Tracajatuba. “Este é um momento muito importante na vida de cada formando. Sabemos que sempre há muita luta por trás dessa conquista. E o Ifap está aqui para levar educação, ciência e tecnologia para todos. Obrigado pela confiança na Instituição e parabéns”, disse o diretor-geral Geral do campus Macapá, Márcio Prado.

Também estiveram presente no evento o prefeito de Cutias, Raimundo Amanajás, o presidente da Câmara de Vereadores de Cutias do Araguari, Frank Rocha, o representante da Secretaria Municipal de Educação de Cutias do Araguari, Dinamar Cordeiro, o representante municipal do Programa Profuncionário em Cutias, Alana Patrícia Ferreira, o diretor de Educação a Distância Ifap, Hilton Prado e a coordenadora dos polos do campus Macapá, Marilda Leite. Confira o álbum de fotos.

No dia 13 de junho, a solenidade de formatura aconteceu no município de Tartarugalzinho. Entre os 16 formandos que obtiveram o certificado nos cursos de Alimentação Escolar, Infraestrutura Escolar e Secretaria Escolar, estava a estudante Daisy Brazão Braga, que, com 63 anos, realizou o sonho de se formar. Morando a 150 km do município, e em meio a dificuldades, Daisy afirma que todo esforço valeu a pena. “O ramal de entrada para nossa cidade é muito difícil, não tínhamos transporte, então muitas vezes íamos de carona ou de moto; em algumas ocasiões, assistíamos aula sujos de barro, de lama e poeira. Mesmo assim não desistimos, batalhamos e conseguimos. Eu não faltei nenhum dia, muito pelo contrário, incentivava os colegas da minha comunidade. Infelizmente, muitos desistiram. Mas eu continuei, só tenho a agradecer a Deus e ao Ifap pela oportunidade de estudar”, disse.

Outro momento que marcou a cerimônia foi a entrega de três ofícios pela procuradora do município de Tartarugalzinho, Sofia Noeme, que representava o prefeito da cidade, Rildo Gomes, ao diretor-geral Márcio Prado. O primeiro documento era a doação formal de terreno do município para a construção de um campus do Ifap em Tartarugalzinho; o segundo firmava o comprometimento no cumprimento de todas as normas impostas para a instalação de uma unidade do Ifap no município; e o último é a solicitação de uma audiência pública para realização construção e implementação do campus.

De acorco com o diretor-geral do campus Macapá, está nos planos do Ifap a expansão, mas, para isso, a comunidade de Tartarugalzinho deve se empenhar e comparecer a audiência pública para exigir que os representantes políticos ajudem nesta implantação através de recursos orçamentários que podem ser captados por meio de emendas parlamentares.“Já viemos aqui município algumas vezes com o objetivo de levar uma educação pública de qualidade para mais esse município do estado do Amapá”, afirmou. Também estiveram presente na solenidade a representante da Secretario Municipal de Educação de Tartarugalzinho, Mailí Leite Dias Melo, o diretor de Educação a Distância do Ifap e a coordenadora dos polos EaD. Clique aqui para ver as fotos da formatura.

No dia 22 deste mês, 37 concluintes do Polo Macapá participaram da solenidade de formatura. A mesa de honra foi composta pelo diretor-geral em exercício do campus Macapá, Dejildo Brito, que presidiu a mesa, pelo diretor de Educação a Distância do Ifap, Hilton Prado, e pela coordenadora dos polos do campus Macapá, Marilda Leite, além dos paraninfos dos cursos técnicos. “Neste momento podemos ver que estamos alcançando a missão da instituição, formar profissionais competentes e capacitados”, frisou Dejildo Brito. Veja as fotos.

Facebook:/institutofederaldoamapa