Página inicial > Mais Notícias > Campus Avançado do Oiapoque encerra cursos de extensão em inglês e francês

Campus Avançado do Oiapoque encerra cursos de extensão em inglês e francês

Publicado: Sexta, 07 de Julho de 2017, 11h20 | Última atualização em Terça, 18 de Julho de 2017, 12h05

Proporcionar aos alunos os primeiros contatos com as línguas inglesa e francesa através do uso funcional do idioma, além de levar aspectos culturais desses países para dentro da sala de aula foram os objetivos dos cursos de extensão “Inglês Básico Módulo I” e “Francês Básico Nível A1”, encerrados no dia 29/6 no campus Avançado do Oiapoque do Instituto Federal do Amapá (Ifap). As aulas foram ministradas pelas professoras Rita de Cássia Medeiros e Mayara Reis, respectivamente.

Inglês Básico Módulo I – Durante o curso, os alunos puderam vivenciar na prática o uso da língua inglesa e conhecer um pouco da cultura do idioma. No encerramento, os estudantes participaram do “Five O'clock Tea”, onde representaram pessoas num típico pub e tiveram a oportunidade de fazer escolhas no cardápio, chamar o garçom, fazer o pedido e sugestões, tudo isso usando o inglês.

“Acreditamos que essa tenha sido uma experiência muito rica para os alunos e também para o município, o qual não conta com a oferta do idioma em suas escolas públicas. Os cidadãos oiapoquenses puderam ter, através do Instituto Federal, a oportunidade do contato e do aprendizado tão importante com a língua, e com a marca registrada do Instituto Federal que é o ensino de qualidade”, ressaltou Rita de Cássia Medeiros.

O curso teve carga horária de 50 horas e 38 concluintes. A previsão é que o módulo II comece no mês de agosto.

Francês Básico Nível A1 – Os alunos do curso realizaram um “Soirée Culturelle” para marcar o encerramento das atividades. A decoração enfatizou a relevância da cultura francesa no município do Oiapoque com exposição de livros técnicos, culturais e de entretenimento, exibição de filmes, exposição de turismo e lazer na fronteira, bem como com a mostra de trabalhos sob a temática “Ma première voyage à Paris” produzidos pelos estudantes. A programação também contou com a apresentação de corais e de declamação de poesia em língua francesa.

Para a professora de língua francesa, Mayara Reis, “ministrar aulas no município de Oiapoque sempre é uma experiência gratificante. Eu não só ensino o Français Métropole (o francês da França) como também aprendo muitas diversidades sociais e linguísticas com os alunos, por exemplo, o Français Guyanais (francês guianense), Créole e Patuá (variações entre as línguas francesa, portuguesa e indígena). Fico muito feliz pelo trabalho que o Instituto Federal faz aqui, proporcionando o encontro entre a comunidade e a instituição por meio da extensão”.

O curso teve a colaboração da aluna do Collège Chlore Constant – Pierre Ardin de Saint-Georges de l’Oyapock, Adriane dos Anjos. A estudante pôde ensinar o francês guianense aos alunos. “Eu não conhecia o Instituto Federal porque sempre estudei na França (Guiana Francesa). Gostei muito de interagir com os alunos do curso, pude ajudá-los sobre as dúvidas no Français Guyanais”, disse.

Facebook:/institutofederaldoamapa