Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Política de assistência estudantil é discutida em pré-encontro no campus Macapá
Início do conteúdo da página

Política de assistência estudantil é discutida em pré-encontro no campus Macapá

Publicado: Sexta, 11 de Agosto de 2017, 15h48 | Última atualização em Segunda, 14 de Agosto de 2017, 16h34

servidores da segae e estudantes eleitos delegados do campus macapá para o priemiro encontro de assistência estudantil do ifapcampus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap), através da Seção de Gerenciamento de Assistência Estudantil (Segae), realizou na sexta-feira (11/8), o Pré-encontro de Assistência Estudantil. o evento aconteceu em preparação para a primeira edição do Encontro de Assistência Estudantil do Ifap, de 21 a 23 de agosto, e que vai discutir no âmbito da instituição as políticas de assistência, programas e ações em favor dos estudantes. Técnicos, gestores, estudantes dos cursos técnico integrado e acadêmicos de cursos superiores participaram da programação. 

De acordo com a comissão organizadora o "pré-encontro objetiva oportunizar um espaço de discussão entre a comunidade escolar acerca de políticas de assistência". Palestras e oficinas trataram sobre o tema destacando a atuação do Ifap no fomento e manutenção de programas que favoreçam a permanência e o êxito dos estudantes em suas atividades escolares e acadêmicas. Ao final do encontro foram escolhidos entre os estudantes representarão o campus Macapá no Encontro de Assistência Estudantil do Ifap.

Na abertura do evento, o diretor-geral do campus Macapá , Márcio Prado, destacou a importância da assistência estudantil e do evento para discutir as ações do campus. Segundo Márcio Prado, a assistência estudantil é muito mais que pagamento de auxílios, trata-se de ações que viabilizam condições para que os estudantes permaneçam na instituição e tenham bons resultados. "Nós temos casos que vamos as casas dos alunos, tem o acompanhamento médico, psicológico e existe toda uma equipe para isso, para dar condições aos estudantes", destacou.

Márcio Padro falou ainda que há esforços da instituição para que estas políticas não sofram com as consequências dos cortes no orçamento que as instituições de ensino estão sendo forças a realizar. Em 2017 a assistência estudantil do campus conseguiu manter seus programas e para o próximo ano vai manter dentro das expectativas sem cortes.

A abertura contou também com a participação do diretor de ensino (Diren), Dejildo Roque, e do diretor do Departamento de Assistência Estudantil (Daes) do campus Macapá, Marcos Almeida. Segundo o diretor de ensino, o Ifap mantém "aquilo que é sua missão institucional que é apoiar o ensino, a pesquisa e a extensão, e dentro desse apoio a assistência estudantil é um braço forte do Ifap para continuar ofertando uma edução pública, gratuita e de qualidade".

Já para Marcos Almeida a participação dos estudantes é fundamental por se tratar de um assunto propriamente do interesse deles. “Os alunos não poderiam ficar de fora deste momento tão importante de discussão e construção da regulamentação de assistência estudantil, pois é um direito e de interesse de todos”, declarou o diretor do Daes.

Igualdade de oportunidades
João Vitor Estudante de Redes de ComputadoresO estudante do 2º ano do curso técnico integrado em Redes de Computadores, João Vitor de Andrade, um dos contemplados em programas de assistência estudantil destacou a importância das ações, para ele é  "muito importante essa vontade do Instituto de tornar igual a oportunidade para os estudantes". João Vitor ressaltou que por morar longe do campus, o auxílio transporte que recebe, permite a frequência as aulas. 

A acadêmica do 7º semestre do curso de Licenciatura em Informática, Krollem Souza, participa do programa de auxílio moradia. Segundo a Krollem, o auxílio permite que se dedique as atividades de ensino e a manter-se na instituição. "Eu moro sozinha e decidi estudar, então você trabalhar e estudar é muito complicado, ainda mais o horário que eu estudo que é de manhã, com o auxílio moradia é possível eu pagar meu aluguel, e juntamente com outras bolsas que eu procuro participar, eu consigo me manter na faculdade", afirmou.

Palestras e oficinas
A palestra de abertura do pré-encontro apresentou a temática "A política de assistência estudantil no âmbito das Ifes: O movimento estudantil e a garantia de direitos", realizada pelo técnico em assuntos educacionais do Ifap, Pedro Clei Macedo.

O técnico fez uma explanação histórica dos movimentos estudantis no país e as conquistas oriundas da participação e mobilização dos estudantes. Destacou ainda as políticas de assistência estudantil no âmbito dos Institutos Federais enquanto política social.

A assistente social do campus Santana do Ifap, Lília Campos dos Santos, abordou o tema da ”Regulamentação da política de assistência estudantil do Ifap”. Lília destacou os principais pontos da regulamentação que tem por objetivo “democratizar as condições de permanência e saída com êxito dos estudantes”.

De acordo com a proposta apresentada, as ações devem ser promovidas “na perspectiva de contribuir para a produção de conhecimento e melhoria do desempenho no processo formativo, para a qualidade de vida familiar e comunitária e para a equidade e justiça social”.

Através de Oficinas ministradas por servidores da Seção de Gerenciamento de Assistência Estudantil (Segae) os participantes puderam conhecer e debater os programas existentes atualmente no campus Macapá.

Com os temas "Perfil e seleção dos alunos da Assistência Estudantil", "Ações para os alunos em vulnerabilidade social" e "Ações Universais da Assistência Estudantil", as oficinas permitiram que grupos de trabalho avaliassem e realizassem propostas para a política de assistência na instituição.

 Assistência Estudantil
O Ifap desenvolve desde 2011 ações voltadas para a permanência e êxito dos estudantes, buscando minimizar as desigualdades sociais e favorecer a inclusão daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social por meio da oferta de auxílios, serviços especializados e desenvolvimentos de programas e projetos. Em 2017 o campus Macapá já ofereceu 423 auxílios contemplando estudantes dos cursos técnico integrado, subsequente e superior, nas modalidades de auxílio alimentação, auxílio transporte, auxílio uniforme, auxílio material didático e auxílio moradia.

Conheça mais sobre as ações do campus Macapá para a Assistência Estudantil clicando aqui. Confira a galeria de imagens do evento.

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook: /institutofederaldoamapa

registrado em:
Fim do conteúdo da página