Página inicial > Mais Notícias > Projeto promove conscientização no cuidado com o meio ambiente

Projeto promove conscientização no cuidado com o meio ambiente

Publicado: Quinta, 17 de Agosto de 2017, 15h27 | Última atualização em Quinta, 17 de Agosto de 2017, 16h48

A responsabilidade com a preservação do meio ambiente e a construção de conhecimento em torno dos problemas socioambientais nos bairros do Beirol, em Macapá, e do Fonte Nova, em Santana, é o foco do projeto de extensão 'Casa Comum, Nossa Responsabilidade', coordenado pela professora de Geografia do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap), Sâmia Moura. Em seu segundo ano de desenvolvimento, o projeto tem caráter interdisciplinar e desenvolve ações que dialogam com as disciplinas de História, Sociologia, Informática, Artes e Edificações.

A programação que acontece nesta quinta (17/8) e sexta-feira (18/8) no auditório do campus Macapá com a realização de palestras que têm o objetivo de conscientizar e sensibilizar os estudantes da importância de preservar e de estimular ações que minimizem a destruição do meio ambiente. Confira a programação na agenda de eventos do campus Macapá.

De acordo com a proposta, o projeto tem o intuito de “mobilizar os estudantes do ensino médio integrado do campus Macapá do Ifap em torno dos problemas ambientais locais, no intuito de construirmos conhecimentos, acerca do saneamento básico nos bairros”. Para Uchôa, o "Casa Comum, Nossa Responsabilidade" realiza-se “num processo de reflexão-ação-reflexão, no que tange ao direito à vida e a justiça socioambiental, motivando-os a participação política no espaço local”.

Programação

No dia 4 de agosto o projeto iniciou suas atividades com a apresentação das atividades a serem desenvolvidas neste semestre. Professores e estudantes do campus Macapá participaram do encontro. As atividades acontecerão todas as quintas-feiras e totalizarão 80h de trabalho envolvendo ensino, pesquisas, palestras e eventos culturais abordando o tema da preservação ambiental.

17/8

16h às 18h

Palestra: O saneamento básico, sua situação a nível nacional, regional e local e, as implicações de sua ausência na vida das pessoas.

18/8  9h às 11h Palestra: Importância da água para a manutenção da vida no planeta: atitudes individuais e iniciativas coletivas pela preservação da água e sua afirmação como bem público e direito de todos
18/8 11h

Apresentação artístico-cultural

18/8