Página inicial > Mais Notícias > Estudantes estão na final da Olimpíada Nacional em História

Estudantes estão na final da Olimpíada Nacional em História

Publicado: Quarta, 16 de Agosto de 2017, 15h49

Estudantes do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) participam nos dias 19 e 20 de agosto, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da etapa final da 9ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB9). A equipe formada por Jean Vitor Silva Queiroz, Manoella Thaís Monteiro Picanço, Sarah Rayane Cabral Morais da turma de 2º ano do curso técnico em Alimentos é a única equipe do estado do Amapá a chegar na final este ano.

Foram cerca de 40 alunos orientados por professores de História do campus que participaram das etapas classificatórias. Durante os meses de abril, maio e junho a equipe finalista dividiu o tempo entre as atividades escolares e as cinco fases que ocorreram em ambiente virtual. Na final, realizarão provas de produção textual e a resolução de questões sobre temas diversos da História do Brasil.

Professor Manoel Dias e os estudantes finalistas

De acordo com o professor e orientador da equipe, Manoel Dias, “a participação na final é o resultado positivo do empenho dos alunos em todas as etapas da competição”. Para o professor “estudar a História do Brasil através de uma Olimpíada amplia a compreensão dos alunos sobre as transformações sociais, políticas, econômicas e culturais ocorridas nos diferentes tempos históricos no país”, explica.

Para Sarah Rayane participar pela primeira vez da Olimpíada e chegar a fase final já é um grande ganho para a equipe. “ Estamos muito felizes, pois é uma oportunidade única”, disse a estudante. “Eu estou muito feliz porque o Ifap proporcionou isso e talvez em outra escola não fosse possível”, destacou Sarah.

Jean Vitor confidenciou que a Olimpíada possibilitou interesse pela componente disciplinar. “No início eu não gostava muito de História e depois estudando e pesquisando para resolver as tarefas eu fui gostando e isso despertou meu interesse”, disse o estudante.

Manoella Thaís explica que durante as fases anteriores eles recebiam as tarefas e resolviam nos horários vagos utilizando os espaços do campus, como o acervo da biblioteca e os computadores disponíveis para pesquisa. “Por ser uma Olimpíada Virtual facilita muito, é muito mais interativo e a gente tem a opção de pesquisar, de colher vários pontos de vista para montar o nosso próprio a partir das referências bibliográficas”, explica a estudante.

Foram cerca de 43 mil estudantes de todo o país inscritos na competição. No Amapá 43 escolas participaram das fases classificatórias. No total, 60 equipes de instituições de ensino participam desta última fase da ONHB9.

O campus Macapá do Ifap participa pela quarta vez da Olimpíada. Nas edições de 2013 e 2014 as equipes finalistas ganharam medalhas de bronze tornando o Ifap a única instituição de ensino do estado medalista na competição nacional.

Para o diretor-geral do campus Macapá, Márcio Prado, incentivar a participação de estudantes neste tipo de competição insere o Ifap entre as principais instituições do país. Segundo o diretor, “ nossos alunos têm potencial, nossos professores possuem competências para que cada vez mais a produção de conhecimento dentro da instituição possa elevar a qualidade de ensino e trazes novas oportunidades de aprendizado".

Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Olimpíada Nacional em História do Brasil começou em 2009, e tem sido um grande sucesso entre alunos e professores de todo o país. Elaborada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), esta iniciativa firmou-se no cenário educacional como uma proposta inovadora de estudo consistente de História.

A Olimpíada tem um formato original. É realizada por equipes compostas por 4 pessoas: 3 estudantes (oitavo e nono anos do ensino fundamental e qualquer ano do ensino médio) e o professor de história do colégio. As cinco fases online duram uma semana cada uma, e as respostas são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe e a pesquisa em livros, internet e com os professores.