Audiência Pública do campus Macapá do Ifap
CARTA DE MACAPÁ
A comunidade do Município de Macapá, representada pelos participantes da Primeira Audiência Pública integrante do evento intitulado “Diálogo aberto entre Poder Público e comunidade escolar: soluções orçamentárias e políticas para garantir a continuidade de funcionamento das unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá”, reunidos no auditório do IFAP, no campus Macapá, no dia 30 de junho de 2017, com início às 16h00, que teve como pauta o esclarecimento a respeito da situação do Instituto Federal de Educação diante da atual conjuntura política e econômica, onde foram dados os seguintes encaminhamentos:
Autoridades presentes: Deputados Federais presentes: André Abdon, Janete Capiberibe, o Secretário Municipal de Educação Senhor Promotor Moisés, Representando o prefeito Clécio Senhor Kelson representando o Senador João Capiberibe, Coronel Dias representando o Senador Randolfe Rodrigues e a Senhora Maria da Conceição representando a Deputada Estadual Janete Tavares, os quais se comprometeram com este Instituto Federal do Amapá.
O senhor Kelson (representante do Senhor João Capiberibe): explicitou que o senador Capiberibe acompanha o Orçamento do IFAP através da ferramenta de Gestão Compartilhada onde busca contribuir com as emendas parlamentares e que não ocorra perdas de recursos, também se colocou à disposição deste IFAP para eventuais dificuldades e contribuir com Emendas Parlamentares.
O Senhor Coronel Dias (representando o Senador Randolfe Rodrigues): explanou sobre a transferência de recursos da educação para outros setores como por exemplo a Polícia Federal, onde este senador vem trabalhando para dotação recursos na Educação e o futuro dos Institutos diante dos constantes cortes orçamentários que vem ocorrendo, este senador se coloca à disposição deste Instituto para o benefício deste IFAP.
O Senhor Deputado Federal André Abdon: abordou sobre o compromisso da bancada parlamentar para os Institutos buscando uma melhor qualidade do ensino e dos profissionais que atuam, também ressaltou que é um colaborador do IFAP, e que não mede esforços para a saúde e educação do Estado.
A Deputado Federal Janete Capiberibe, relatou o seu empenho para o IFAP como um todo e que desde a fundação deste IFAP acompanha e contribui com este Instituto desde a gestão do Professor Emanuel, tem conseguido emendas parlamentares, algumas já aprovadas, e que também vem se empenhando para que os repasses das emendas ocorram com brevidade para atender as necessidades deste Instituto, relatou que vai verificar em Brasília a implantação de um campus no Município de Amapá. Também buscará repassar para responsabilidade do IFAP a Base Aérea do Município de Amapá, que é um Museu a Céu Aberto, onde acredita que este Instituto administrará com muita competência aquela área. A deputada irá buscar em Brasília mais apoio para Educação, dos Institutos Federais (IF) e os IF’s da Amazônia que são os que mais precisam de apoio, neste contexto está o Instituto Federal do Amapá, na ocasião relatou que a população brasileira precisa de mais saúde e educação de qualidade, onde está na luta por recursos, pois estes estão sendo desviados para pagamentos de bancos e outros, está também lutando por diretas já para Presidência da República, se coloca à disposição do IFAP, que está junto para contribuir com a administração deste Instituto.
O Senhor Promotor Moisés (representado o Prefeito), ressalta o papel significativo do IFAP junto a sociedade Amapaense, expõe que o custo da merenda escolar da Amazônia deve ser diferenciado (ter mais investimento na educação) das demais regiões brasileiras, devido o maior custo de aquisição e o difícil acesso às comunidades, onde tudo passa pela educação, para o desenvolvimento do Estado e mudar o quadro de pobreza do povo. Os projetos de desenvolvimento tem levado a riqueza e deixando a pobreza aos amapaenses e dependência dos recursos de emendas parlamentares, também se posicionou em favor da antecipação de eleições em todos os níveis deste país, enfatizou que não se pode sucatear um grande Instituto como este. O Senhor Lutemberg (Diretor docampus avançado de Oiapoque), apresentou as dificuldades do Município de Oiapoque e luta do povo por um Oiapoque melhor, reconhece que a educação é preponderante na vida do ser humano, onde o IFAP Oiapoque faz emanar mais uma oportunidade de esperança para o Município de Oiapoque que é uma terra de oportunidades.
O Senhor Dejildo (representando o Diretor de Geral/ Campus Macapá), afirma que os alunos têm orgulho de estudarem do Ifap e tem produzido trabalhos de qualidade difundindo conhecimento e ciência, e quem sido importante as emendas da bancada parlamentar na construção do ensino, pesquisa e extensão, que contribuem com um resultado positivo para a sociedade.
A aluna Iessa Dias, relatou sobre alguns problemas de iluminação e segurança, principalmente para os alunos do turno noturno que dependem de ônibus, onde solicita a mesa que contribua na resolução deste problema.
O Deputado Federal André Abdon lamenta pela ausência de representante da Assembleia Legislativa, que poderia contribuir com o problema de iluminação em Macapá e do Bairro Brasil Novo em direção a BR 210, onde ocorre sérios problemas de ausência de iluminação. O Promotor Moisés relatou sobre a solicitação que fez a CTMAQ a respeito do transporte e ausência de passarelas.
O Acadêmico Elton Aniká (campus Avançado de Oiapoque), reconhece a presença positiva do IFAP para o avanço do Município de Oiapoque e enfatiza a necessidade de avanços em busca de ter autonomia própria, fato que foi reafirmado pelo acadêmico Elson Vidal que também sugere a oferta do Ensino Médio Integrado.
Já o aluno Alexandre da Silva cobrou da bancada parlamentar que tivesse mais atenção para BR 156 que está em total esquecimento.
O aluno Fábio da Silva ressaltou sobre o estímulo a leitura e escrita para o fortalecimento da diminuição das diferenças culturais.
A Deputada Federal Janete Capiberibe, relatou de seu compromisso sobre a BR 156. O Deputado Federal José Abdon enfocou que a BR 156 é a obra de Br mais antiga, que não foi concluída até os dias atuais e solicita aos parlamentares que contemplem emendas de bancada destinado para a conclusão da BR 156. Também sugere que o recurso seja destinado ao Exército Brasileiro e não ao DNIT, pois afirma que o Exército tem concluído todas as obras que a esta Instituição são destinadas.
A Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Rosana Tomazi ( representando a agradeceu a presença todos os em nome da Magnifica Reitora Professora Marialva Almeida, que encontra-se doente, ressaltou a importância deste Instituto Federal enquanto instituição de qualidade para a educação do Amapá e que tem muitos projetos para expansão de Instituto. Onde pede que a bancada parlamentar continue atendendo as solicitações deste Instituto e solicitando emendas parlamentares que muito contribuem na manutenção e funcionamento deste Instituto Federal do Amapá.
Macapá- AP, 30 de junho de 2017
Márcio Getúlio Prado de Castro
Diretor-Geral do campus Macapá
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá
*Versão original assinado - Processo nº 23228.001002/2017-11
Redes Sociais