Ifap é selecionado para pesquisa internacional
O campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) foi selecionado para participar da Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Teaching and Learning Internacional Survey – TALIS). A pesquisa busca definir o perfil dos profissionais da educação, o tempo de aula gasto em atividades, o desenvolvimento dos profissionais e da prática de avaliação. No estado do Amapá, apenas duas escolas foram selecionadas.
No dia 29 de agosto de 2017 a coordenação de aplicação da pesquisa formada pelos técnicos da Secretaria de Estado da Educação, Augusto Cézar Brito, Claudia Proietti e Maria Sfairse, reuniu com o diretor-geral do campus, Márcio Prado, e o diretor de ensino, Dejildo Roque, para apresentação do programa.
A pesquisa acontece em 45 países e conta a participação da Associação Internacional para Avaliação de rendimento Educacional (IEA), do Instituto de Estatísticas do Canadá, Conselho Australiano para Pesquisa Educacional e Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
O objetivo é conhecer o ambiente de aprendizagem dos países participantes e contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das políticas educacionais a partir do desenho de diferentes práticas educacionais, também avaliando as práticas de ensino, de satisfação e questões nacionais no âmbito educacional.
No Brasil, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) coordena as ações da TALIS. Serão cerca de 400 escolas participantes e oito mil professores e diretores das instituições. No Amapá, além do campus Macapá do Ifap, a Escola Indígena Estadual Manoel Primo dos Santos, localizada no município de Oiapoque, também participará da pesquisa.
O diretor-geral do campus Macapá, Márcio Prado, considera que a escolha do Ifap para participar da TALIS se dá pelo importante papel em que o Instituto Federal possui para a educação no estado. O diretor destaca “a importância da participação na pesquisa, pois devemos estar em constante avaliação no processo de ensino e aprendizagem em vista de resultados satisfatórios para a melhoria da educação”.
Esta é a terceira etapa do clico de avaliação dos dados. O Brasil participou das duas primeiras edições realizadas em 2007 e 2013. Os dados coletados permitem a comparação do processo de ensino e aprendizagem, bem como das condições de trabalho dos professores nas escolas.
De acordo com o calendário do Inep, a TALIS começa a ser aplicado no Brasil no mês de outubro de 2017 e os dados levantados serão analisados durante o ano de 2018. Os resultados estão previsto para 2019, após parecer do comitê internacional responsável.
Fotos: Secom-Ifap / Divulgação TALIS-Inep
Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook: /institutofederaldoamapa
Redes Sociais