Página inicial > Mais Notícias > Projeto Mais Vida divulga programação do Setembro Amarelo

Projeto Mais Vida divulga programação do Setembro Amarelo

Publicado: Terça, 05 de Setembro de 2017, 11h54 | Última atualização em Terça, 05 de Setembro de 2017, 12h57

Um mês inteiro dedicado a temáticas relacionadas a valorização da vida. É com este objetivo que a Seção de Gerenciamento de Assistência ao Estudante (Segae) do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) vai discutir, dentro da campanha Setembro Amarelo e junto a comunidade acadêmica, a prevenção ao suicídio e ao uso das drogas. A programação começa nesta quarta-feira, 6/9, com o Piquenique Mais Vida, que será realizado na Área Verde do campus, e segue até o dia 29 deste mês. Confira a Agenda de Eventos

Todas as atividades programadas fazem parte do projeto Mais Vida o qual aborda, ao longo do ano, temas como abuso e assédio sexual, qualidade de vida, depressão, doação de sangue, prevenção as doenças sexualmente transmissíveis e campanhas de conscientização (Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul). A comunidade escolar, alunos, servidores e famílias são convidados para debater e refletir sobre esses assuntos.

Para a coordenadora do projeto Mais Vida, Maria Lúcia, a inclusão das ações de prevenção ao uso de drogas neste ano é fundamental dentro da proposta de valorização da vida do Projeto. “Nós sabemos que o uso das drogas é um dos grandes problemas enfrentados pela juventude, e que isso pode levar a pessoa a um transtorno mental ou mesmo  a uma tentativa de suicídio. Então, nosso objetivo é estimular para viverem uma vida consciente e saudável, abordando temas muitas vezes pouco discutidos no âmbito familiar ou dentro da sala de aula”, informou.

Um dos objetivos das ações do projeto também é a formação dos servidores no sentido de capacitá-los para a prevenção ou intervenção em casos de suspeita de tentativa de suicídio ou de uso de drogas. "Preparamos momentos de formação para que nossos servidores se sintam capazes de identificar o problema e, ao mesmo tempo, conseguir intervir", frisou Maria Lúcia.

Confira a programação:

Setembro Amarelo – É uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.

Facebook:/institutofederaldoamapa