Página inicial > Mais Notícias > Projeto Ifap Olímpico premia vencedor de concurso gráfico

Projeto Ifap Olímpico premia vencedor de concurso gráfico

Publicado: Terça, 05 de Setembro de 2017, 19h24 | Última atualização em Quarta, 06 de Setembro de 2017, 14h38

O campus Macapá, através do Departamento de Pesquisa e Extensão (Depex), realizou na sexta-feira (1/9), a premiação do vencedor do concurso para a escolha da logomarca do projeto Ifap Olímpico. A premiação foi realizada pelo diretor-geral, Márcio Prado, com a presença da diretora do Depex, Adrielma Bronze, e do coordenador do projeto, professor Argemiro Bastos.

O estudante do 3º semestre de Licenciatura em Informática, Raicley Sampaio, foi o vencedor da competição e ganhou um tablet como prêmio. O equipamento foi fornecido pelo Grupo de Pesquisa em Modelagem aplicada ao Ensino (GMAEC) do campus.

Raicley conta que, por já realizar alguns trabalhos audiovisuais e artes gráficas, viu no concurso uma oportunidade de desenvolver o logotipo. Para a criação da logo, o estudante explica que buscou inspiração nos cursos do Ifap, dando ênfase as áreas tecnológicas. “Já que é uma logomarca que será usada para identificar as olimpíadas de conhecimento, eu usei o símbolo das Olimpíadas (competição esportiva), a logo do Ifap e três imagens que representassem as áreas tecnológicas”, explica. A peça criada pelo estudante apresenta os elementos referentes à Matemática, Redes de Computadores e Química.

De acordo com o estudante, o prêmio será um instrumento aliado nas atividades acadêmicas. “Como estudo Licenciatura em Informática, estou sempre lidando com tecnologia. O tablet vai facilitar muito, especialmente para ler livros. E, como não gosto muito de papel, prefiro digitar. Então, vou usá-lo bastante, principalmente para estudo”, conta.

Para o julgamento da logomarca foram levados em consideração os critérios de criatividade, com ênfase na inovação conceitual e técnica; a originalidade da peça, desvinculação de outras logomarcas existentes; a aplicabilidade da imagem, seja em cores, em preto e branco, em variadas dimensões e sobre diferentes fundos; e representatividade relação com as diversas Olimpíadas científicas.

IFAP OLÍMPICO

De acordo com o coordenador do IFAP Olímpico, Argemiro Bastos, o projeto "pretende disseminar entre os alunos a cultura da investigação científica e descoberta de novos talentos, além de incentivar o trabalho em equipe e diminuição da evasão escolar". Para o professor, "os resultados esperados são primordialmente qualitativos quanto à participação ativa dos alunos na evolução do processo ensino-aprendizagem e melhoria da autoestima", explica.

Argemiro Basto garante que "para o estudante, o universo das olimpíadas científicas vai além de vencer uma competição". Segundo ele, "a participação frequente nesse tipo de competição desenvolve no aluno o estímulo de melhorar seu desempenho cada vez mais, e esta melhoria de desempenho tem implicações em outras disciplinas que não seja aquela na qual ele está competindo".

Fotos: Secom/Ifap - Raicley Sampaio
Facebook:/institutofederaldoamapa