Página inicial > Mais Notícias > Campus Macapá inicia curso de extensão de Braille

Campus Macapá inicia curso de extensão de Braille

Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2017, 16h23 | Última atualização em Segunda, 18 de Setembro de 2017, 17h59

"Oportunizar a aprendizagem de leitura e escrita do Sistema Braille”, além de “promover a melhoria na qualificação e a formação discentes", são objetivos do Curso Básico de Braille, promovido pelo campus Macapá, através do projeto de extensão coordenado pela professora Luciana Guimarães. O curso iniciou suas atividades nesta sexta-feira (15/9) com palestras destacando a importância deste sistema de escrita.

Para a abertura das atividades o coordenador Municipal de Mobilidade e Acessibilidade Urbana de Macapá, Jodoval Farias da Costa, foi convidado para falar sobre as perspectivas atuais da escrita no país e as implicâncias da inserção do Braille na educação. Para Jodoval, “o sistema Braille precisa ser difundido nas diversas áreas do conhecimento, como a Informática”.

De acordo com ele, “a tecnologia assistiva é própria da área de informática e como o sistema Braille é muito amplo esta área não poderia ficar de fora e dar a sua colaboração”. Para o coordenador municipal o curso é um instrumental de acessibilidade e destacou a importância de acadêmicos poderem conhecer o Braille.

A abertura do curso também contou ainda com a participação do técnico administrativo da Universidade do Estado Amapá (UEAP), Reticlaudio Coelho Matos, membro da Unidade de Educação Inclusiva da instituição estadual. A coordenadora do Núcleo de Assistência às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do campus Macapá, Graça Auxiliadora, foi a mediadora das palestras colaborando com as reflexões sobre o tema.

O projeto tem como público participante os acadêmicos do 7º Semestre de Licenciatura em Informática e conta com a colaboração da equipe do Núcleo de Assistência às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne).

O estudante Denis Cruz considera desafiador participar do curso, mas destaca que “como futuros licenciados ter o conhecimento do Braille é algo muito importante, porque nós vamos ter alunos com deficiência visual e devemos aprender a lidar com essa necessidade”.

A coordenadora do curso, Luciana Guimarães explica que “o curso foi específico para o 7º semestre de Licenciatura em Informática para eles terem um nivelamento sobre a alfabetização do sistema Braille”, componente que faz parte da grade curricular no 8º semestre da graduação.

Luciana explica que o curso possibilitará aos estudantes momentos de atividades práticas que permitirão o manuseio de equipamentos próprios da escrita em Braille. “ Vamos trabalhar tanto o que a tecnologia oferece facilitando a transcrição como também o prático, serão ensinados a escrever, por exemplo, o reglet”.

“É um curso de alfabetização em que eles irão está usando tecnologia que favorecem a vida do deficiente visual como também o que vem sendo ensinado desde que Luiz Braille iniciou com o código”, explica a professora.

Confira fotos na galeria de imagens

Facebook:/institutofederaldoamapa