Página inicial > Mais Notícias > Estudantes realizam visitas técnicas em áreas de construção civil

Estudantes realizam visitas técnicas em áreas de construção civil

Publicado: Quinta, 28 de Setembro de 2017, 12h14 | Última atualização em Quinta, 28 de Setembro de 2017, 12h21

Quatro turmas do curso técnico em Edificações e do curso superior em Construção de Edifícios do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá realizaram, durante o mês de setembro, visitas técnicas em diversos locais de área de construção civil com o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento adquirido em sala de aula. As visitações foram coordenadas pelos professores Paulo Vitor, Orivaldo Souza e Ruan Morais.

Leitura e interpretação de projetos da obraOs estudantes do 4º ano de Edificações tiveram a oportunidade observar os detalhes construtivos de uma escola de ensino médio localizada no Conjunto Macapaba, além de fazer a leitura e interpretação de projetos da obra. Eles também realizaram ensaio de abatimento (slump) do concreto utilizado na obra do Hospital Universitário da Unifap, no campus Marco Zero.

Para a estudante Eva Maria, a visita proporcionou a vivência de situações reais e a troca de experiências. “A partir dela é possível observar toda a dinâmica e a organização de uma empresa em pleno funcionamento. Além disso, o prazer de poder ver em prática algo que se aprendeu na teoria e de conhecer os profissionais da área a qual você estará inserido é imenso. As visitas técnicas realizadas motivaram e inspiraram a todos, mostrando como o mundo da engenharia não se baseia apenas em cálculos e análises teóricas, mas também em um vasto mundo de decisões a serem tomadas e problemas a serem solucionados", disse.

Realização de ensaio de abatimento (slump) do concreto utilizado na obraJá os alunos dos 3º, 5º e 7º semestres do curso Tecnologia em Construção de Edifícios foram até o Reservatório da Caesa, na Zona Norte de Macapá, onde puderam avaliar o cumprimento in loco de normas técnicas vigentes da Construção Civil e acompanhar a concretagem de uma das lajes do reservatório, sob orientação do engenheiro responsável.

Acompanhamento da concretagem de uma das lajes do ReservatórioVisualizar de maneira prática os processos construtivos e desenvolver a habilidade de gerenciar uma obra foram os motivos que levaram os professores dos cursos de Edificações e Construção de Edifícios a levarem seus estudantes até as obras. “A importância das visitas técnicas foi de tal forma enriquecedora a ponto de criar nos alunos questionamentos dos métodos construtivos utilizados na região, bem como da adequação de normas vigentes no Brasil. Pode-se observar em algumas dessas obras o pioneirismo na utilização de gruas no canteiro de obras no Estado, e a utilização de concretos de alta tecnologia como o Concreto Auto-adensável (CAA). Tais fatos mostram aos alunos que é possível, e vem sendo executadas e implantadas, melhorias tecnológicas na indústria da construção civil. O enriquecimento para o conhecimento adquirido em sala de aula dos alunos foi extremamente elevado e satisfatório”, enfatizou o professor Ruan Moraes.

Facebook:/institutofederaldoamapa