Estudantes do campus Macapá são premiados em feira de ciências e engenharia
Trabalhos inovadores levaram mais uma vez os alunos do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) ao lugar mais alto do pódio. Dos 10 discentes que participaram da V Feira de Ciências e Engenharia do Estado do Amapá (Feceap) realizada entre os dias 20 e 22 de setembro, no Sebrae/AP, quatro deles ficaram em 1º lugar nas categorias Agrárias de nível superior e nível médio técnico e e dois em 1º lugar na categoria ciências biológicas ensino médio técnico. Os estudantes, coordenados e orientados pela professora Élida Viana, receberam medalhas, ganharam uma bolsa do CNPq durante um ano e credenciais para representar o Amapá no México. Já os estudantes orientados pelo docente Joádson Rodrigues, ganharam credencial para Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).
Joana Bianca Oliveira, Julyana Silva de Carvalho e Círio Marques dos Santos, alunos do 3º Ano de Alimentos, ficaram em 1º lugar na categoria Agrárias de ensino médio técnico e 1º lugar geral com a apresentação do trabalho “Elaboração e Caracterização Centesimais de Pizzas de Peixe de Baixo Valor Comercial”. De acordo com a professora Élida, o aproveitamento do peixe de baixo valor comercial, como a pizza de Mapará defumado apresentada na Feira, surgiu com o objetivo de valorizar um produto tipicamente da região e, ao mesmo tempo, mostrar o sabor e as possibilidades de subprodutos que podem ser extraídos a partir desses peixes.
“Estamos com grande expectativas de representar o Amapá no México, porque levaremos o nome do nosso Estado. É gratificante ver o nosso trabalho reconhecido na Feira, pois ele foi desenvolvido através de muito estudo e muito trabalho”, disse Bianca.
A aluna do curso superior de Tecnologia em Alimentos, Jiullie Delany Bastos Monteiro, também ficou em 1º lugar na categoria Agrárias de ensino superior com a apresentação do trabalho “Extração e Caracterização de Gelatinas obtidas a partir de Peles de Peixe Mapará e Uritinga”. Jiullie explica que o foco do trabalho é utilizar os resíduos produzidos nos entrepostos do peixe para a extração da gelatina. “A peles desses peixes são descartadas, gerando resíduos e impactos ambientais. Nosso objetivo é justamente reduzir o descarte e produzir gelatina a partir dessas peles. Assim, estamos resolvendo um problema ambiental e trazendo retorno econômico para a região”.
Orientados pelo professor Joádson Rodrigues, os alunos do 2º ano do curso Técnico em Edificações, Carlos Eduardo Pereira da Silva e Thais Lacerda de Morais, ficaram em 1º Lugar na categoria Ciências Biológicas com o projeto intitulado “Microscópio Caseiro: Uma alternativa para a melhoria do ensino de citologia nas escolas com ausência de laboratório de ciências". E como premiação, receberam credencial para Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).
Por Jacyara Araújo, jornalista do campus Macapá
Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Redes Sociais