Página inicial > Mais Notícias > Estudantes do campus Macapá são premiados em feira de ciências e engenharia

Estudantes do campus Macapá são premiados em feira de ciências e engenharia

Publicado: Quarta, 04 de Outubro de 2017, 13h58 | Última atualização em Segunda, 09 de Outubro de 2017, 09h13

Trabalhos inovadores levaram mais uma vez os alunos do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) ao lugar mais alto do pódio. Dos 10 discentes que participaram da V Feira de Ciências e Engenharia do Estado do Amapá (Feceap) realizada entre os dias 20 e 22 de setembro, no Sebrae/AP, quatro deles ficaram em 1º lugar nas categorias Agrárias de nível superior e nível médio técnico e e dois em 1º lugar na categoria ciências biológicas ensino médio técnico. Os estudantes, coordenados e orientados pela professora Élida Viana, receberam medalhas, ganharam uma bolsa do CNPq durante um ano e credenciais para representar o Amapá no México. Já os estudantes orientados pelo docente Joádson Rodrigues, ganharam credencial para Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).

Joana Bianca Oliveira, Julyana Silva de Carvalho e Círio Marques dos Santos, alunos do 3º Ano de Alimentos, ficaram em 1º lugar na categoria Agrárias de ensino médio técnico e 1º lugar geral com a apresentação do trabalho “Elaboração e Caracterização Centesimais de Pizzas de Peixe de Baixo Valor Comercial”. De acordo com a professora Élida, o aproveitamento do peixe de baixo valor comercial, como a pizza de Mapará defumado apresentada na Feira, surgiu com o objetivo de valorizar um produto tipicamente da região e, ao mesmo tempo, mostrar o sabor e as possibilidades de subprodutos que podem ser extraídos a partir desses peixes.

“Estamos com grande expectativas de representar o Amapá no México, porque levaremos o nome do nosso Estado. É gratificante ver o nosso trabalho reconhecido na Feira, pois ele foi desenvolvido através de muito estudo e muito trabalho”, disse Bianca.

A aluna do curso superior de Tecnologia em Alimentos, Jiullie Delany Bastos Monteiro, também ficou em 1º lugar na categoria Agrárias de ensino superior com a apresentação do trabalho “Extração e Caracterização de Gelatinas obtidas a partir de Peles de Peixe Mapará e Uritinga”. Jiullie explica que o foco do trabalho é utilizar os resíduos produzidos nos entrepostos do peixe para a extração da gelatina. “A peles desses peixes são descartadas, gerando resíduos e impactos ambientais. Nosso objetivo é justamente reduzir o descarte e produzir gelatina a partir dessas peles. Assim, estamos resolvendo um problema ambiental e trazendo retorno econômico para a região”.

Orientados pelo professor Joádson Rodrigues, os alunos do 2º ano do curso Técnico em Edificações, Carlos Eduardo Pereira da Silva e Thais Lacerda de Morais, ficaram em 1º Lugar na categoria Ciências Biológicas com o projeto intitulado “Microscópio Caseiro: Uma alternativa para a melhoria do ensino de citologia nas escolas com ausência de laboratório de ciências". E como premiação, receberam credencial para Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).

Facebook:/institutofederaldoamapa