Página inicial > Mais Notícias > Projeto busca melhorar aprendizado em Matemática

Projeto busca melhorar aprendizado em Matemática

Publicado: Quinta, 05 de Outubro de 2017, 14h41 | Última atualização em Quinta, 05 de Outubro de 2017, 18h43

Acompanhar o processo de ensino e aprendizagem da matemática dos estudantes de escolas públicas dos bairros que ficam no entorno do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) é a proposta do projeto “Matematicando o saber”, desenvolvido pelo professor André Ferreira e pelos acadêmicos Daniel Corrêa e Elcineide Oliveira. Para isso, estão sendo realizadas aulas de reforço escolar, aulas expositivas e demonstrativas para alunos do 8º e 9º anos dos bairros Macapaba, Moradas das Palmeiras e Brasil Novo.

De acordo com o André Ferreira, a metodologia possui três momentos. O primeiro deles foi diagnosticar, por meio de questionário aplicado aos estudantes e aos pais/responsáveis, quais são os conteúdos eles sentem mais dificuldades e também saber como é o acompanhamento dos pais junto aos alunos e a escola.

No segundo momento acontecem aulas que buscam relacionar a matemática ao cotidiano. “Primeiro, faremos a recuperação de conteúdo da matemática básica, depois iremos auxiliá-los da seguinte maneira: eles trazem o caderno da escola com as atividades e nós vamos reforçar o conhecimento adquirido, orientando melhor esses alunos”, explicou Ferreira. As aulas acontecem terças e quintas-feiras na sala de xadrez localizada no Ginásio Poliesportivo do campus.

A última etapa é o acompanhamento simultâneo do desempenho dos alunos nas provas e dentro de sala de aula. “O feedback é justamente ter acesso as avaliações desses estudantes e do professor, através de questionário aplicado ao docente para saber se o estudante obteve alguma melhora no desempenho ou no rendimento escolar”, finalizou.

Além dos dois bolsistas acadêmicos de Licenciatura em Matemática, outros quatro estudantes também participam das atividades.

Por Jacyara Araújo, jornalista do campus Macapá
Facebook:/institutofederaldoamapa