Página inicial > Mais Notícias > SNCT e IV Feamat recebem a visita de mais de mil estudantes

SNCT e IV Feamat recebem a visita de mais de mil estudantes

Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2017, 14h19

Corredores, salas de aula, biblioteca e laboratórios foram tomados por exposições, apresentação de trabalhos, projetos, feiras e mostras referentes às mais diversas áreas do conhecimento. Foi com este clima científico e acadêmico que o campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) começou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e a IV Feira Amapaense de Matemática (Feamat). A cerimônia de abertura aconteceu no auditório do campus com a apresentação em Libras da música “Você partiu meu coração”, interpretada pelos alunos do 3º ano de Mineração. Neste ano, os dois eventos recebem a visita de mais de mil alunos de 11 escolas úblicas da rede estadual.

“A ideia foi trazer os alunos de escolas públicas para participarem das mais de 70 atividades que compõem a programação da SNCT, além dos trabalhos apresentados na Feamat. Para isso, articulamos quatro ônibus para levarem e buscarem os estudantes. Acredito que este é o objetivo dos eventos: popularizar a ciência e levar conhecimento de qualidade para o maior número de discentes de Macapá. Esperamos que todos os alunos aproveitem ao máximo”, ressaltou a diretora do Departamento de Pesquisa e Extensão do campus Macapá, Adrielma Bronze, que coordena a SNCT no campus.

De acordo com o pedagogo José Luis Nogueira, responsável pela coordenação das visitas, confirmaram presença as escolas estaduais Darcy Ribeiro (bairro Novo Horizonte), José do Patrocínio (bairro Fazendinha), Risalva Freitas do Amaral (bairro Pantanal), Rivanda Nazaré da Silva Guimarães (bairro Pantanal), Raimunda dos Passos (bairro Novo Horizonte), Ester Virgolino (bairro São Lazaro), Ruth Bezerra (bairro São Lazaro), José Bonifácio (bairro Quilombo do Curiau), Maria Neuza Carmo Souza (bairro Jardim 1), Maria Merian Cordeiro (bairro Jardim 2), Maria do Carmo Viana (bairro Jardim 2).

“Estamos muito felizes em trazer a SNCT junto à IV Feamat. É a primeira vez que conseguimos montar a feira em formato de estande, dando uma estrutura melhor para os participantes. Desde a primeira edição, o número de inscrições de trabalhos envolvendo a matemática se multiplicou. Isto é a prova de que estamos conseguindo evoluir e instigar novos estudos em torno desta ciência” disse o diretor-geral do campus Macapá, Márcio Prado, que abriu a SNCT e a IV Feamat, ao lado do diretor de ensino, Dejildo Brito, da diretora do Depex, Adrielma Bronze, do coordenador da Feamat, professor André Ferreira, e da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Rosana Tomazi

Dejildo Brito e André Ferreira, ambos professores de Matemática, ressaltaram a importância de a quarta edição da Feira de Matemática ser sediada no campus Macapá dentro do Biênio da Matemática (2017-2018). “Como este é o biênio da matemática, esperamos que a IV Feamat seja a melhor das quatro edições. Esperamos que os alunos tenham um olhar de descoberta sobre a matemática e suas implicações neste evento”, disse Ferreira.

Clique aqui para conferir a programação da SNCT do campus Macapá.

Fotos: Suely Leitão, jornalista da Reitoria

Facebook:/institutofederaldoamapa