Página inicial > Mais Notícias > IV Feamat seleciona 10 trabalhos para a etapa nacional

IV Feamat seleciona 10 trabalhos para a etapa nacional

Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2017, 12h24 | Última atualização em Segunda, 29 de Janeiro de 2018, 15h55

Matemática na programação, nos jogos, nas calculadoras, na robótica virtual, no cinema e na inclusão socioeducacional. Com esses temas, 10 trabalhos apresentados durante IV Feira Amapaense de Matemática (Feamat) foram selecionados para a etapa nacional, que acontecerá em maio de 2018, em Rio Branco-AC. Todos os sete vencedores das categorias ensino médio e ensino superior são estudantes do Instituto Federal do Amapá (Ifap). O evento de encerramento e premiação da IV Feamat foi realizado no dia 27 deste mês no auditório do campus Macapá. Confira a lista da classificação geral.

Na categoria Ensino Médio, os trabalhos selecionados para a etapa nacional foram: “Java Math: Programação Aliada ao Aprendizado de Matemática”, dos estudantes Caio Felipe e Mauro Felipe, sob orientação do professor José Dario Pintor da Silva (campus Macapá); “Métodos Orientais no Produto de Números Naturais, dos alunos Tiago Carvalho e Lucas dos Santos, sob orientação do professor Zigmundo de Paula (campus Macapá); “O Uso da Matemática Aplicada a Robótica Virtual e sua Importância: Cospace”, dos discentes Arthur Miranda e Durval Monteiro, sob orientação do professor Dimitri Ali Mahmud (campus Santana); “Aplicabilidade da Etnomatemática no cotidiano dos mestres de obras: Um Resgate da Geometria”, dos alunos Carlos Gabriel e Thauana, sob orientação do professor Márcio Abreu (campus Macapá); e “Cinemath: Conceitos Matemáticos Atrelados a Sétima Arte”, dos alunos Diene Quaresma e Tiago Ferreira, dos estudantes Jenny Fernanda e Thiago Victor, sob orientação da professora Adriana Lucena (campus Macapá).

Já na categoria Ensino Superior, os trabalhos vencedores foram “Geojogos – Jogos Matemáticos para o Ensino da Geomeria”, dos estudantes Raquel Dias e Andressa Nunes, e “O Lado Lúdico da Aritmética”, dos estudantes Luciana Rodrigues e Davi Pantoja, ambos orientados pela professora Shirly Silva (campus Macapá).

No total, 62 trabalhos foram inscritos na Feamat, de autoria de estudantes de escolas públicas e privadas de ensino fundamental, médio e superior. Os projetos da Feamat foram avaliados por professores e profissionais.

Para o professor de Física Willians de Almeida, do campus Macapá, os trabalhos apresentaram uma ótima qualidade e fundamentação científica, destacando de forma eficiente a presença da Matemática em vários momentos e ambientes. “Este é o impacto esperado, mostrar que a matemática não é algo chato, trabalhado só com números. A matemática tem um propósito, tem uma aplicação na vida cotidiana”, explicou.

Com colaboração de Jefferson Souza

Facebook:/institutofederaldoamapa