IV Feamat seleciona 10 trabalhos para a etapa nacional
Matemática na programação, nos jogos, nas calculadoras, na robótica virtual, no cinema e na inclusão socioeducacional. Com esses temas, 10 trabalhos apresentados durante IV Feira Amapaense de Matemática (Feamat) foram selecionados para a etapa nacional, que acontecerá em maio de 2018, em Rio Branco-AC. Todos os sete vencedores das categorias ensino médio e ensino superior são estudantes do Instituto Federal do Amapá (Ifap). O evento de encerramento e premiação da IV Feamat foi realizado no dia 27 deste mês no auditório do campus Macapá. Confira a lista da classificação geral.
Na categoria Ensino Médio, os trabalhos selecionados para a etapa nacional foram: “Java Math: Programação Aliada ao Aprendizado de Matemática”, dos estudantes Caio Felipe e Mauro Felipe, sob orientação do professor José Dario Pintor da Silva (campus Macapá); “Métodos Orientais no Produto de Números Naturais, dos alunos Tiago Carvalho e Lucas dos Santos, sob orientação do professor Zigmundo de Paula (campus Macapá); “O Uso da Matemática Aplicada a Robótica Virtual e sua Importância: Cospace”, dos discentes Arthur Miranda e Durval Monteiro, sob orientação do professor Dimitri Ali Mahmud (campus Santana); “Aplicabilidade da Etnomatemática no cotidiano dos mestres de obras: Um Resgate da Geometria”, dos alunos Carlos Gabriel e Thauana, sob orientação do professor Márcio Abreu (campus Macapá); e “Cinemath: Conceitos Matemáticos Atrelados a Sétima Arte”, dos alunos Diene Quaresma e Tiago Ferreira, dos estudantes Jenny Fernanda e Thiago Victor, sob orientação da professora Adriana Lucena (campus Macapá).
Já na categoria Ensino Superior, os trabalhos vencedores foram “Geojogos – Jogos Matemáticos para o Ensino da Geomeria”, dos estudantes Raquel Dias e Andressa Nunes, e “O Lado Lúdico da Aritmética”, dos estudantes Luciana Rodrigues e Davi Pantoja, ambos orientados pela professora Shirly Silva (campus Macapá).
No total, 62 trabalhos foram inscritos na Feamat, de autoria de estudantes de escolas públicas e privadas de ensino fundamental, médio e superior. Os projetos da Feamat foram avaliados por professores e profissionais.
Para o professor de Física Willians de Almeida, do campus Macapá, os trabalhos apresentaram uma ótima qualidade e fundamentação científica, destacando de forma eficiente a presença da Matemática em vários momentos e ambientes. “Este é o impacto esperado, mostrar que a matemática não é algo chato, trabalhado só com números. A matemática tem um propósito, tem uma aplicação na vida cotidiana”, explicou.
Por Jacyara Araújo, jornalista do campus Macapá
Com colaboração de Jefferson Souza
Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Redes Sociais