Encontro vai debater políticas para educação a distância
O Instituto Federal do Amapá (Ifap) realiza nos dias 27 e 28 deste mês o I Encontro de Profissionais de Educação a Distância do Ifap. Com o tema “ Políticas Públicas para a Ead: Desafios da Institucionalização, cenários e perspectivas”, o evento vai reunir pesquisadores, professores, gestores educacionais e estudantes. As inscrições podem ser realizadas através da internet no período de 7 a 24 deste mês. Para fazer a inscrição, clique aqui. A inscrição é gratuita, mas no ato do credenciamento os participantes deverão contribuir com 1 kg de alimento não perecível. Os alimentos serão doados pela comissão organizadora a instituições de caridade.
Organizado pelo campus Macapá, através da Seção de Gerenciamento de Educação a Distância (Sead), e a Direção de Educação a Distância (Diead) do Ifap, o objetivo do encontro é promover um espaço de diálogo e reflexão sobre a Ead nas instituições e reunir contribuições de especialistas da área para fortalecer e consolidar a oferta de cursos à distância nos diferentes níveis de ensino. O evento também celebra o dia nacional da educação a distância, comemorado no dia 27 de novembro.
De acordo com a coordenadora do encontro, Lucinei Barros, a “educação a distância nas instituições públicas ainda carece de políticas que favoreçam o fortalecimento desta nova demanda que requer mudanças significativas em vários aspectos do âmbito organizacional”. Para a coordenadora, esta é uma oportunidade de debater e promover a educação a distância.
Para o diretor-geral do campus Macapá, Márcio Prado, a realização deste evento permite discutir os avanços educacionais e os desafios que a educação a distância ainda enfrenta. Segundo ele, “esta modalidade permite que um número maior de pessoas tenha acesso à educação e ao mesmo tempo passem pela qualificação necessária para os dias de hoje, seja no mercado de trabalho, seja para a atividade acadêmica”.
Programação
O Encontro de Profissionais em Ead vai contar com a presença do diretor de Educação a Distância do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), Miguel Fabrício Zamberlan, com vasta experiência na área de tecnologias para a educação e desenvolvimento de sistemas educacionais. Zamberlan realizará a palestra de abertura do evento com o tema “A Institucionalização da Educação a Distância nos Institutos Federais: desafios, cenários e perspectivas”.
A programação também vai permitir a apresentação na forma de banner de trabalhos de pesquisadores e docentes, além de estudantes da educação a distância e profissionais da área. O público poderá ainda participar de mesas redondas e minicursos que tratarão sobre educação profissional, procedimentos metodológicos para produção de videoaula, diagramação de atividades na plataforma Moodle, dentre outros. Para ver a programação completa clique aqui.
Submissão de Trabalhos
Até o dia 22 de novembro os interessados em participar da exposição de banner no encontro podem submeter seus trabalhos junto a comissão organizadora. O resultado será divulgado no dia 23. Para submeter trabalho clique aqui. Para inscrição nos minicursos clique aqui.
Educação a distância no Ifap
O Ifap oferta cursos de educação a distância nos campi Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Porto Grande e no campus avançado de Oiapoque. Possui também um Centro de Referência em Ead em Pedra Branca do Amapari atendendo comunidades e municípios da região central do estado. Os cursos em Ead no Ifap permitem a qualificação de profissionais através do ensino técnico subsequente e técnico concomitante com o programa Mediotec. Saiba mais sobre os cursos do Ifap.
Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Redes Sociais