Cerâmica e Estradas: conheça os novos cursos ofertados pelo campus Macapá
A oportunidade de se profissionalizar como Técnico em Cerâmica ou Técnico em Estradas será possível a partir do ano que vem no campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap). O Processo Seletivo 2018 do Ifap oferta 160 vagas para divididas entre os dois cursos no Ensino Médio Integrado e Ensino Médio Subsequente. As inscrições estão abertas até o dia 17 de dezembro.
Qual a área de atuação do Técnico em Cerâmica?
O técnico nesta área tem a função de planejar, coordenar e supervisionar etapas de produção de materiais cerâmicos como telhas, tijolos, tintas e vidro; operar e controlar linhas de produção; utilizar máquinas, equipamentos e instrumentos da indústria cerâmica; manipular e caracterizar matérias-primas e insumos na indústria cerâmica; desenvolver melhorias no processo produtivo. Realizar ensaios físico-químicos para o controle de qualidade da matéria-prima e do produto acabado bem e controlar estoques de produtos acabados.
Cursos/vagas: Para o curso Cerâmica, são destinadas 40 vagas para a forma integrada ao Ensino Médio (diurno) e 40 vagas para a forma subsequente ao Ensino Médio (noturno).
Qual o mercado de atuação do Técnico em Estradas?
O coordenador do curso de Estradas, professor Johnny Coelho, destaca que o mercado de trabalho é favorável para os futuros ingressantes. “Além de trabalhar na infraestrutura rodoviária, principal ramo de trabalho no Amapá, o aluno formado nesse curso pode atuar no gerenciamento de empresas públicas e privadas na área da construção civil e na área de projetos topográficos. Esse perfil de profissional é raro aqui no estado. Isso significa que os alunos concluintes desse curso têm grandes possibilidades no mercado amapaense ”, explicou.
Cursos/vagas: No curso Estradas também são destinadas 40 vagas para a forma integrada ao Ensino Médio (diurno) e 40 vagas para a forma subsequente ao Ensino Médio (noturno).
Para o curso Estradas, já estão em pleno funcionamento cinco laboratórios equipados para as aulas práticas, que são: laboratório de Desenho Técnico, laboratório de Topografia, laboratório de Estruturas e Materiais, laboratório de Hidráulica e laboratório de Solos e Asfalto.
Para o diretor do campus Macapá, professor Márcio Prado, os novos cursos são de extrema importância para o Amapá e atendem áreas carentes de profissionais no Estado. “Nós acreditamos que os profissionais que formaremos dessas dois novos cursos do Campus Macapá estarão preparados para enfrentar o mercado de trabalho aqui no Amapá ou em outra localidade do Brasil ”, disse.
Confira as possibilidades de atuação em cada área:
Técnico em Cerâmica |
Técnico em Estradas |
Indústrias de revestimento, refratário, cerâmica técnica, vidro, de pigmentos e tintas de uso cerâmico. Mineradoras. Institutos de pesquisa, cerâmica elétrica e cerâmica estrutural, louça de mesa. | Empresas de consultoria e projetos em sistema viário. Empresas construtoras. Empresas públicas de manutenção do sistema viário. Empresas de topografia e geoprocessamento. Empresas de locação de equipamentos pesados. Empresas mineradoras. Empresas de manutenção e restauração de rodovias e ferrovias. Usinas de asfalto. |
Processo Seletivo 2018
As inscrições acontecem de 22 de novembro a 17 dezembro, pela internet, e a taxa de inscrição é R$ 25. A classificação dos inscritos será feita com base no desempenho (notas/conceitos) dos mesmos nas componentes curriculares de Português e Matemática da seguinte forma: os candidatos inscritos para o Ensino Médio Integrado deverão informar, no ato de sua inscrição, suas notas em Português e Matemática obtidas no 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. Os candidatos inscritos para o Ensino Médio Subsequente devem informar suas notas nas mesmas disciplinas obtidas durante o 1º e 2º anos do Ensino Médio.
Por Jacyara Araújo, jornalista do campus Macapá
Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamap
Redes Sociais