Página inicial > Mais Notícias > Campus Macapá realiza Encontro de Profissionais em EaD

Campus Macapá realiza Encontro de Profissionais em EaD

Publicado: Sábado, 02 de Dezembro de 2017, 07h09 | Última atualização em Sábado, 02 de Dezembro de 2017, 07h14

Discutir os avanços da Educação a Distância (EaD) na instituição e no estado e combater a evasão dos estudantes na EaD foram alguns dos temas amplamente debatidos nos dias 27 e 28 de novembro no I Encontro de Profissionais de Educação a Distância (ENPEAD), realizado pela Direção de Educação a Distância (Diead) do Ifap e pela Seção de Gerenciamento de Educação a Distância (Sead) do campus Macapá. O evento trouxe palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos, relatos de experiências e vários minicursos voltados para a prática em EaD. Confira as fotos.

A abertura do evento aconteceu na segunda-feira (27/11) no auditório do campus Macapá e contou com a presença da pró-reitora de Ensino, Hanna Bezerra, que neste ato estava representando a Reitora Marialva Almeida, o diretor-geral do campus, Márcio Prado, do diretor de EaD do Ifap, Hilton Prado, e da coordenadora do I ENPEAD, Lucinei Barros. “Parabenizo a todos os envolvidos pela inciativa de realizar esse evento porque ele vem ampliar e fortalecer as discussões sobre EaD não só nosso instituto, como também abre a oportunidade de outras instituições debaterem essa modalidade de ensino”, disse a pró-reitora Hanna Bezerra em seu discurso.

O diretor-geral do campus Macapá enfatizou que a Educação a Distância no Ifap já é uma realidade. “O Ifap oferta cursos de educação a distância nos campi Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Porto Grande e no campus avançado de Oiapoque e também possui um Centro de Referência em Ead em Pedra Branca do Amapari. Por isso se faz necessário um momento como este, onde profissionais, alunos e pesquisadores se encontram, compartilham experiências e, ao mesmo tempo, capacitam-se”, enfatizou.

A palestra de abertura foi ministrada pelo diretor de EaD do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), Miguel Fabrício Zamberlan, que explanou sobre a Institucionalização da EaD na Rede EPCT, contou a experiência do Ifro na institucionalização da EaD e demonstrou que desde 2010 os Institutos Federais já discutem sobre uma educação a distância institucional.

Encerramento

Plenária sobre o evento, entrega de certificados e a apresentação em libras da música “Aquarela” pela turma do 2º semestre em Tecnologia em Alimentos marcou o encerramento das atividades. “O encontro foi pensando para que a discussão sobre EaD fosse tido como um instrumento contínuo de melhorias para essa modalidade. Na plenária foram traçados metas e estratégias para o Ifap continuar formando excelentes profissionais”, destacou a coordenadora do ENPEAD, Lucinei Barros.

Uma das participantes do evento, Valcídia Veras, elogiou o evento afirmando que o Ifap iniciou uma discussão entorno de um assunto até então carente de debates. “Tenho certeza que o Ifap vai trazer mais qualidade de ensino não só para os seus alunos quanto para os profissionais de educação a distância. O evento despertou o interesse de nos atualizarmos e avançarmos”, concluiu.