Página inicial > Mais Notícias > Servidores do campus Macapá produzem conhecimento acadêmico e científico

Servidores do campus Macapá produzem conhecimento acadêmico e científico

Publicado: Quinta, 21 de Dezembro de 2017, 12h02 | Última atualização em Quinta, 21 de Dezembro de 2017, 12h17

Cinco publicações acadêmicas de servidores do campus Macapá aumentam as produções científicas de professores e técnicos administrativos do Instituto Federal do Amapá (Ifap). Algumas delas são resultado da conclusão do mestrado através da parceria entre o Ifap e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), outras foram produzidas de forma autônoma por professores e acadêmicos de cursos superiores.

Foi o caso dos livros “Connection Ideas” (Conectando Ideias) e “The taste of Northern Brazil” (O Sabor da Região do Norte do Brasil), produzidos por acadêmicos dos cursos Tecnologia em Redes de Computadores e Tecnologia em Alimentos, respectivamente, sob orientação da professora Michelle Yokono. Eles foram lançados oficialmente na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que aconteceu em outubro deste ano no campus Macapá. Ambos foram publicados pela editora Pequena Tiragem.

A primeira produção (Connection Ideas) aborda temas relacionados ao ramo da computação e cada capítulo traz um glossário técnico Bilíngue – Língua Portuguesa e Inglesa, com o objetivo de atender anseios de professores e alunos dos cursos de tecnologia por um segundo idioma, fornecendo um material de apoio para o ensino-aprendizagem de inglês no âmbito da informática. O segundo livro (The taste of Northern Brazil), é uma coletânea que reúne receitas elaboradas pelos acadêmicos do curso Tecnologia em Alimentos, que traz receitas tipicamente nortista. Cada capítulo vem com uma versão bilíngue na língua Portuguesa e Inglesa, além do glossário técnico nesses dois idiomas. Clique aqui para ler a matéria do lançamento do livro.

Ifap e UFRRJ – Como resultado das respectivas dissertações de mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola (PPGEA) na UFRRJ, o psicólogo Caio Brandão e os professores Manoel Dias e Itapuan Duarte assinam a autoria de capítulos de publicações científicas.

Brandão escreveu o capítulo “Ensino Técnico e Capacitação Profissional: um relato de pesquisa no Instituto Federal do Amapá”, o qual compõem a coletânea “Práticas em Psicologia Escolar: do Ensino Técnico ao Superior”, montada a partir do diálogo entre os psicólogos da Rede Federal que buscaram apresentar contribuições teóricas e práticas sobre a atuação de psicólogos escolares em diversas regiões do Brasil, em especial na rede federal de ensino. O e-book que contém o capítulo do servidor pode ser baixado clicando aqui. Já os quatro volumes da coletânea estão disponibilizados aqui.

“Estudos Pedagógicos e Curriculares na Implantação do Curso em Agropecuária: Instituto Federal do Amapá, campus Porto Grande”, do professor Itapuan Duarte e “Educação do Campo nas Escolas Ruais de Porto Grande, Amapá”, do docente Manoel Dias compõem o livro “Educação na Amazônia Campesina: processos de construção do conhecimento no campo”. A coletânea busca aprofunda os debates acerca da educação do campo na Amazônia, compreendo-a num cenário onde os processos de construção do conhecimento se concretizam nas mais diversas formas e situações, vivenciadas por meio das lutas sociais por políticas públicas, organizadas pelos sujeitos, individuais e coletivos, do campo. O livro pode ser adquirido através do link.

Facebook:/institutofederaldoamapa