Página inicial > Mais Notícias > Estudantes do campus Macapá podem avaliar Programa de Assistência Estudantil

Estudantes do campus Macapá podem avaliar Programa de Assistência Estudantil

Publicado: Terça, 30 de Janeiro de 2018, 10h28 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2018, 16h30

O campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap), através da Seção de Gerenciamento de Assistência Estudantil (Segae), promove durante todo o mês de fevereiro a avaliação do Programa de Assistência Estudantil (PAE) realizado no ano de 2017. O procedimento é online por meio da plataforma Google Docs. Clique aqui para participar da avaliação.

De acordo com o supervisor da Segae, Cláudio Paes, esta é uma iniciativa que visa inserir os estudantes no processo de construção das políticas de assistência do campus fomentando a participação através da avaliação. O questionário é destinado aos estudantes que já foram contemplados em Programas de Assistência Estudantil do campus Macapá.

Segundo Paes, a partir dos resultados a instituição poderá planejar e reformular ações de assistência aos estudantes. “Esta avaliação será nossa primeira experiência e vislumbramos obter informações para pensar melhor na implementação dos recursos e serviços ofertados pela assistência estudantil”, explica.

Programa
No campus Macapá a assistência estudantil disponibiliza auxílios em seis modalidades: alimentação, transporte, uniforme, material didático, moradia e monitoria. Os auxílios contemplam estudantes do ensino médio integrado, subsequente e superior.

No ano de 2017 foram 422 auxílios disponibilizados através do Programa de Assistência Estudantil (PAE). O PAE existe desde 2010 e contempla também iniciativas como o Bolsa Formação e a participação de estudantes atletas que representam a instituição em jogos e competições regionais e nacionais.

Para o exercício de 2018, cerca de R$ 1.800.000,00 estão destinados para a execução do Programa e deve ofertar um quantitativo de 1240 auxílios durante o ano. De acordo com a Segae, o próximo edital de seleção está previsto de ser lançado até o fim do mês de fevereiro.

Resolução
Em 27 de novembro de 2017 o Conselho Superior (Consup) do Ifap aprovou a Resolução n° 104 aprovando a Regulamentação de Políticas de Assistência Estudantil da Instituição.

Por definição, corresponde a “diretrizes e procedimentos que orientam a elaboração e implementação de ações voltadas ao atendimento de estudantes regularmente matriculados nos cursos da instituição, visando contribuir para a sua permanência e êxito na perspectiva da melhoria do desempenho escolar, qualidade de vida e inclusão social” (Art. 1º)

O questionário visa atender a regulamentação que determina a avaliação e monitoramento das políticas de assistência estudantil pelo setor responsável, de acordo com o Capítulo XII da Resolução do Consup.

Facebook:/institutofederaldoamapa