Página inicial > Mais Notícias > Programação de boas-vindas recebe calouros

Programação de boas-vindas recebe calouros

Publicado: Sexta, 23 de Fevereiro de 2018, 11h43 | Última atualização em Domingo, 25 de Fevereiro de 2018, 11h10

Com uma vasta programação acadêmica e apresentações culturais, o Projeto Boas-vindas recebeu, de 20 a 22 deste mês, os novos estudantes dos cursos técnicos integrado e dos cursos superiores do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap). A recepção das turmas foi coordenada pela Seção de Gerenciamento Pedagógico (Seped) e permitiu aos presentes conhecerem as principais atividades desenvolvidas pela instituição.

Programação

Na abertura da programação na manhã de terça-feira (20/2), o diretor-geral do campus Macapá, Márcio Prado, falou do empenho da instituição para que os estudantes tenham condições de ensino adequadas. Prado destacou a contratação de novos professores, a reforma de estruturas e ampliação do ambiente, os laboratórios, bem como estratégias organizacionais para melhor atender as novas turmas.

Um grupo formado por estudantes das turmas de Edificações, Mineração, Alimentos e Redes de Computadores, sobre a orientação da professora de Artes, Kátia Santos, realizou uma apresentação cultural descontraída com teatro e música para apresentar os cursos do Ifap. No roteiro da apresentação, piadas e histórias que marcam a trajetória dos estudantes no decorrer das fases escolares.

Os estudantes dos cursos superiores foram recepcionados pelos gestores e servidores da instituição na noite de quarta-feira (21/2). A rotina dos cursos, coordenadores e calendário foram apresentados, além da realização de uma mesa redonda com o tema “O Perfil Acadêmico e Atuação Profissional dos Egressos dos Cursos de Graduação do Ifap – campus Macapá”.

Na quinta-feira (22/2) as atividades da programação foram dedicadas para informações referentes aos setores do campus Macapá que atuam diretamente da rotina do Ensino, da Pesquisa e Extensão, com destaque aos auxílios e horários dos cursos, apresentação de professores e gestores. Além dos instrumentos e espaços disponíveis para a aprendizagem e organização. Confira a galeria de imagens do evento aqui

Novo curso

O destaque para este ano letivo é ingresso da primeira turma de Licenciatura em Letras – Português/Inglês. André Silva participou em 2017 do curso preparatório para o Enem "Bora Vencer" realizado no campus Macapá. Agora, o estudante ingressa no curso superior e espera aumentar os conhecimentos de língua inglesa e oportunidades profissionais.

Iveline dos Santos é moradora do bairro Infraero II, Zona Norte de Macapá, e com o novo curso viu a possibilidade de estudar perto de casa. “Eu fiquei muito feliz por ser perto de casa. É um instituto federal, tem um reconhecimento muito grande pelo Brasil e isso me motivou muito em vir fazer o curso aqui”, declarou. A estudante sempre quis ser professora e ver na oportunidade a realização de um sonho.

Bruno Picanço desde 2011 tem o contato com a Língua Inglesa, já tendo inclusive participado do programa Jovens Embaixadores. Atualmente é professor de Inglês em escolas de idioma na rede privada e percebeu a necessidade da formação superior na área. Picanço afirmou que sua motivação foi buscar “manter a afinidade com o inglês, estudar o idioma para poder ensinar para as outras pessoas, como já faço, e a formação superior para melhorar ainda mais”.

Os jovens ingressaram a partir do Sistema de Seleção Unificado (SISU) realizado em janeiro de 2018 inscritos com as notas do Exame Nacional de Ensino Médio – Enem.