Página inicial > Mais Notícias > Napne do campus Macapá comemora sete anos de existência

Napne do campus Macapá comemora sete anos de existência

Publicado: Quarta, 28 de Fevereiro de 2018, 13h47 | Última atualização em Quinta, 01 de Março de 2018, 18h17

Proporcionar a troca de experiências e debater a legislação brasileira de inclusão junto à comunidade acadêmica fizeram parte da comemoração dos sete anos de funcionamento do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap), que aconteceu na última terça-feira (27/2) no auditório do campus. Toda programação contou com tradução simultânea em Libras e reuniu servidores, estudantes e comunidade externa.

A mesa de abertura teve a participação da reitora do Ifap, Marialva Almeida, da Pró-reitora de Extensão, Érika Bezerra, do diretor-geral do campus Macapá, Márcio Prado, e do diretor-geral de ensino, Dejildo Brito. “Nosso orgulho enquanto instituição pública é possuir um setor com as competências que o Napne possui. Sem dúvidas, ele é referência para o nosso estado e para os demais campi do Ifap”, destacou o Márcio Prado em sua fala de abertura.

“A educação inclusiva não é um favor, é um direito que precisa ser todos os dias lembrado. E o Ifap tem lutado para otimizar o acesso e a permanência de alunos com necessidades específicas. Por isso, uma de nossas missões é levar o setor para outros campi da instituição. Atualmente, é uma satisfação dizer que, dos seis campi do Ifap, quatro deles já possuem uma unidade do Napne. Nas unidades em que o Napne ainda está em processo de implantação, temos setores que também trabalham com educação inclusiva", disse a reitora, Marialva Almeida.

A pró-reitora de extensão (Proext), Érika Bezerra, ressaltou a importância da servidora Nazaré Amorim, a qual responde pelo setor de Ações Inclusivas da Proext, na implantação do Napne no campus Macapá. “A professora Nazaré Amorim faz parte da história de uma educação inclusiva no Ifap desde a implementação das ações do governo federal para o Programa Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (TEC NEP). Desde então, acompanhou a implementação do Napne no campus Macapá quanto dos outros campi”, frisou.

E, encerrando a programação, a palestra “Pessoas com Deficiência: conquistas históricas e a lei Brasileira de Inclusão”, ministrada pelo pedagogo e professor de Educação Especial do Estado, Jodoval Farias da Costa, explanou o histórico e os avanços da legislação referente às pessoas com necessidades específicas.

O Napne no campus Macapá

O Napne surge com a finalidade de articular o acolhimento de pessoas com necessidades educacionais específicas na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica por meio da portaria 29/2010/Setec. No campus Macapá, desde 2011, o setor desenvolve ações voltadas para garantir, principalmente, a permanência e a saída exitosa de alunos com necessidades específicas nos mais diversos cursos da instituição.

Atualmente, o Napne funciona com sete servidores que auxiliam alunos e professores, tanto no aspecto físico do ambiente, quanto no aspecto humano. A equipe é composta pelas professoras Adriana Tavares, Luciana Velasco e Márcia Cristina Santos e pelos técnicos Agerdânio Andrade (Revisor de Texto Braille), Graça Lopes (Técnica Administrativa), Ronielson Gonçalves (Tradutor e Interprete de Libras) e pelo estagiário, Diego da Silva Vaz.

Somente neste primeiro semestre de 2018, o Napne acompanha 32 estudantes, sendo 13 de cursos técnicos integrados, três dos cursos técnicos subsequente e 16 de cursos superiores. As especifidades vão desde deficiências físicas, múltiplas e visuais, até altas habilidades/superdotação e autismo.