Página inicial > Mais Notícias > Campus Avançado Oiapoque aplica prova de nível avançado para Curso de Francês

Campus Avançado Oiapoque aplica prova de nível avançado para Curso de Francês

Publicado: Quinta, 01 de Março de 2018, 12h08 | Última atualização em Quinta, 01 de Março de 2018, 12h37

Na última segunda-feira (26/2), o campus Avançado Oiapoque realizou a aplicação de prova para o preenchimento de 35 vagas do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Língua Francesa - nível avançado, do Programa Leitores Franceses 2017/2018. O curso é uma parceria entre o Conselho Nacional dos Institutos Federais e a Embaixada da França no Brasil.

Neste processo seletivo, inscreveram-se mais de 120 candidatos entre servidores, alunos e comunidade externa do município de Oiapoque/AP. Para a professora do curso, Géraldine Etinof, “essa é uma grande oportunidade para a população de Oiapoque, aqueles que já dominam a língua francesa, ter uma certificação de conhecimento avançado no idioma e ainda compreender e praticar a parte cultural do Francês Língua Estrangeira”.

“A realidade local clama pelos conhecimentos da língua francesa, uma vez que somos vizinhos da Guiana Francesa. Com esse curso avançado, a comunidade terá o privilégio de estudar o idioma com uma professora nativa da França através de um ensino público e de qualidade”, afirma Mayara Costa, docente de língua francesa e coordenadora do Programa no campus avançado Oiapoque.

Programa Leitores Franceses
O Instituto Federal do Amapá oferta pela terceira vez a edição do Programa Leitores Franceses e já contemplou os campi Macapá, duas vezes, e Santana. “A instituição já submeteu candidatura para a próxima edição no Programa e deseja contemplar os demais campi. Com isso, espera estreitar ainda mais as relações internacionais entre o Amapá/Brasil e a França”, diz Aldenise Borges, responsável pelo Setor de Relações Internacionais e coordenadora-geral do Programa.