Página inicial > Mais Notícias > Projeto Microscópio Caseiro é premiado na Febrace

Projeto Microscópio Caseiro é premiado na Febrace

Publicado: Sexta, 23 de Março de 2018, 11h39 | Última atualização em Segunda, 09 de Abril de 2018, 10h57

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) teve sua representação garantida na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), que aconteceu de 13 a 15 deste mês na Universidade de São Paulo (USP), com a apresentação do projeto “Microscópio caseiro: uma alternativa para a melhoria do ensino de citologia nas escolas com ausência de laboratório de ciências”, desenvolvido por estudantes do curso técnico de nível médio em Edificações do campus Macapá.

O projeto, orientado pelo professor de Biologia Joádson Rodrigues e executado pelos estudantes Carlos Eduardo Pereira e Thais Rodrigues, ganhou certificado e publicação de artigo na Revista InCiência. Joádson Rodrigues também ficou entre os 10 finalistas do prêmio Professor Destaque, que tem como objetivo reconhecer, valorizar e homenagear todos os professores pela sua dedicação como professores-orientadores.

Acesso às aulas práticas de ciências e biologia

Suprir a ausência de laboratório de ciências ou biologia nas escolas que não possuem laboratórios foi um dos objetivos do projeto “Microscópio caseiro: uma alternativa para a melhoria do ensino de citologia nas escolas com ausência de laboratório de ciências”. Para isso, estudantes desenvolveram protótipos de microscópio, que custaram entre R$ 18 e R$ 24.

O baixo custo foi possível com o uso de sucatas e materiais baratos, como capas de CDs e lanternas. As lentes de ampliação, por exemplo, foram retiradas de aparelhos de CD e DVD. Para visualização e registro das lâminas analisadas, os protótipos precisam apenas que o usuário disponha de um celular com câmera. Além do preço acessível, o microscópio montado pela equipe é de fácil replicação, portátil e funciona sem energia elétrica.