Página inicial > Mais Notícias > Estudantes de Letras participam de atividades extracurriculares

Estudantes de Letras participam de atividades extracurriculares

Publicado: Quarta, 11 de Abril de 2018, 14h41 | Última atualização em Quarta, 11 de Abril de 2018, 14h44

Paralelo às atividades de ensino, os estudantes do curso de Licenciatura Plena em Letras do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) participaram nos dias 28 de março e nos dias 5 e 6 deste mês de diversas atividades extracurriculares com o objetivo de vivenciar experiências que colaborem na formação integral e cidadã.

No dia 28 de março, os estudantes tiveram um bate-papo sobre o tema "Práticas Restaurativas: uma alternativa para o enfrentamento à violência". o encontro foi mediado pelo gerente do MP Comunitário, do Ministério Público Estadual, José Villas Boas. A iniciativa foi uma proposta da professora Mônica Chucre como parte das atividades da componente curricular Prática Pedagógica I em Língua Materna.

Já nos dias 5 e 6 deste mês, os estudantes participaram de atividades com a companhia baiana "Território Sirius Teatro". Em cartaz em Macapá, a companhia de teatro realizou a apresentação da peça "Seu Bomfim", no Teatro da Bacabeiras, para escolas públicas do Estado, dentre elas o campus Macapá.

De acordo com o coordenador do curso de Letras, André Brun, após a apresentação, a turma pôde participar uma roda de conversa com o ator-performer, autor e diretor Fábio Vidal. Segundo Brun, a peça "é baseada no conto 'A terceira margem do rio', de João Guimarães Rosa, a qual discute, dentre outras coisas, os limites entre a loucura e a sanidade", explicou o professor.

No dia 5 de abril, a turma turma recebeu a fotógrafa Alessandra Nohvais, assessora a companhia baiana,  a qual fez a mediação da peça aos acadêmicos e falou um pouco sobre o contexto da mesma e sobre o teatro. "Esta iniciativa da coordenação do curso e da professora do campus Macapá Jorlaíne Girão de Almeida permitiu aos estudantes reconhecer e valorizar a importância da fotografia como linguagem documental e artística, segundo a proposta da companhia", ressaltou.