Página inicial > Mais Notícias > Treinamento prepara alunos para olimpíadas de matemática

Treinamento prepara alunos para olimpíadas de matemática

Publicado: Sexta, 13 de Abril de 2018, 13h17 | Última atualização em Quinta, 19 de Abril de 2018, 09h22

campus Macapá iniciou no sábado (14/4) as atividades do projeto “Treinamento Olímpico”, desenvolvido pelo colegiado de matemática e coordenado pela professora Lorena Silva. O objetivo é preparar os estudantes do Instituto Federal do Amapá (Ifap) para a Olimpíada Internacional de Matemática dos Institutos Federais (Omif 2018) e para a 14ª Olímpiada de Matemática Brasileira das Escolas Públicas (Obemep 2018). Serão realizados minicursos, oficinas e plantões de dúvidas com professores do Ifap e convidados. Para participar, os estudantes devem se inscrever clicando aqui.

Nesta primeira etapa, acontecem o minicurso “Resolvendo questões contextualizadas” (dia 14/4, das 8h às 12h),  ministrado pelo professor Edésio Lobato; a oficina “Teoria dos números” (dias 16/4 e 19/4, ministrada por estudantes do curso de Licenciatura em Matemática); os plantões de dúvida (nos dias 16/4 e 19/4, na biblioteca do campus , com o professor Jonathan Castro); e o minicurso “O homem que calculava e aplicações” (no dia 21/4, das 8h às 12h), ministrado pelo professor Ítalo Bruno Mendes, da Universidade Federal do Amapá (Unifap). As outras atividades desenvolvidas durante o projeto serão divulgadas no site do campus Macapá a partir do dia 19/4.

Omif 2018
A I Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais foi criada para comemorar aos 10 anos dos Institutos Federais brasileiros. Alunos do ensino técnico integrado ao nível médio das instituições da Rede Federal podem se inscrever, no período de 15/3 a 20/4, para participar da 1ª fase. Os estudantes deverão procurar a professora Lorena Souza para realizar as inscrições. A primeira etapa acontece no dia 11/5 no campus Macapá.

Obmep 2018
A Obmeo tem o objetivo de promover o estudo da matemática contribuindo para a melhoria da qualidade da educação, bem como a difusão da cultura matemática entre os alunos da rede pública de ensino. As inscrições já foram enceradas e a primeira fase da competição acontece no dia 5 de junho.

Por Jacyara Araújo, jornalista do campus Macapá