Página inicial > Mais Notícias > Confira o cronograma semanal do projeto Treinamento Olímpico

Confira o cronograma semanal do projeto Treinamento Olímpico

Publicado: Segunda, 30 de Abril de 2018, 12h42 | Última atualização em Quarta, 02 de Maio de 2018, 11h22

Aritmética e semelhança de triângulos são alguns dos temas desenvolvidos no projeto Treinamento Olímpico desta semana no campus Macapá. Esta já é a terceira ação consecutiva de  atividades direcionadas para preparar alunos do Instituto Federal do Amapá (Ifap) para a Olimpíada Internacional de Matemática dos Institutos Federais (Omif 2018) e para a 14ª Olímpiada de Matemática Brasileira das Escolas Públicas (Obemep 2018).

Nesta segunda-feira (30/4), das 15h15 às 17h15, será ministrada, pelos acadêmicos de Licenciatura em Matemática Salomão Lina e Edivaldo Bastos, a oficina “Aritmética dos Restos e Teorema Fundamental da Aritmética”. Na quarta-feira (2/5), das 9h5 às 11h5, “Semelhança de Triângulos nas provas da Obmep” será o tema da oficina ministrada pelo estudante Antônio Jovino. E no dia 5/4, das 8h às 12h, o professor do campus Macapá André Ferreira fará o minicurso “Temas e Problemas: Matematicando Novos Caminhos e Soluções”. Para se inscrever, o interessado deve procurar a comissão organizadora.

O projeto é desenvolvido pelo colegiado de matemática e coordenado pela professora Lorena Silva, com o apoio da Reitoria, Direção de Ensino (Diren), Direção-geral do campus Macapá (Digeral), Departamento de Pesquisa e Extensão (Depex), Pró-Reitoria de Extensão (Proext) e Frimap.

Omif 2018
A I Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais foi criada para comemorar aos 10 anos dos Institutos Federais. Podem participar alunos do ensino técnico integrado ao nível médio das instituições da Rede Federal. A primeira etapa acontece no dia 11/5 no campus Macapá.

Obmep 2018
A Obmep tem o objetivo de promover o estudo da matemática contribuindo para a melhoria da qualidade da educação, bem como a difusão da cultura matemática entre os alunos da rede pública de ensino. As inscrições já foram enceradas e a primeira fase da competição acontece no dia 5 de junho.