Página inicial > Mais Notícias > Fitoterapia é tema de evento no campus Macapá

Fitoterapia é tema de evento no campus Macapá

Publicado: Segunda, 28 de Maio de 2018, 11h35 | Última atualização em Segunda, 28 de Maio de 2018, 11h52

Através do projeto CFA – Comunidade, Fitoterapia e Ambiente –, o campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) realiza, no dia 1º de junho, uma programação voltada para estimular a fitoterapia como alternativa para saúde pública da comunidade urbana de Macapá. O evento é aberto a comunidade interna e externa e acontece no auditório do campus. O interessado pode se inscrever clicando aqui

O projeto foi aprovado pelo Edital nº 01/2018 da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Ifap, por meio do Núcleo de Inovação Tecnologica (NIT), e desenvolvido pelas acadêmicas do curso de Licenciatura em Química Raicléia Contadini e Sabrina Teles, orientadas pelo professor de Física Argemiro Midônes Bastos.

“O conhecimento tradicional e a cultural popular acumulados ao longo dos anos sobre o uso de plantas medicinais existentes na cidade de Macapá representam um fator importante para a potencialidade de aproveitamento das plantas medicinais da região e podem proporcionar muitos benefícios sociais e econômicos a partir da utilização sustentável desses recursos naturais”, disse Bastos.

Iniciando a programação, as 8h45 acontecerá, no auditório do campus, o curso “Preparação de Chás”, que será ministrado pelo facilitador do Instituto de Pesquisa Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) Maurício José de Souza. A partir das 10h30, a palestra “O uso de plantas medicinais pela população urbana de Macapá: cuidados e potencialidades” será ministrada pelo professor da Universidade Federal do Amapá (Unifap) José Carlos Tavares. Para participar das atividades, o interessado deve fazer o credenciamento no local. Clique aqui para ver o folder da programação.

Sobre Fitoterapia
As plantas medicinais são utilizadas pela população nas suas necessidades básicas de saúde, devido à facilidade de acesso, baixo custo e sua compatibilidade cultural com as tradições populares. Por serem classificadas como produtos naturais, a lei permite que sejam comercializadas livremente, além de poderem ser cultivadas por aqueles que disponham de condições mínimas necessárias.

No Amapá, apesar da Lei Ordinária nº 528 que dispõe sobre a política de implantação da Fitoterapia em Saúde Pública no Estado do Amapá ter sido aprovada em maio de 2000, a população ainda não dispõe de medicamentos fitoterápicos nas Unidades Básicas de Saúde.