Página inicial > Mais Notícias > Campus Macapá comemora Dia do Químico nesta segunda-feira, 18/6

Campus Macapá comemora Dia do Químico nesta segunda-feira, 18/6

Publicado: Sexta, 15 de Junho de 2018, 15h47 | Última atualização em Quarta, 20 de Junho de 2018, 10h57

Desde o dia 18 de junho de 1956, o Dia do Químico é comemorado no Brasil. Nesta data, a Lei nº 2800/56 regulamentou a profissão de Químico no país. O Instituto Federal do Amapá (Ifap) forma profissionais nessa área e, por isso, tem motivos para comemorar. O campus Macapá possui o curso técnico em Química nas formas integrada e subsequente ao ensino médio e também forma docentes na área através do curso superior de Licenciatura em Química. Como forma de homenagear profissionais, professores e alunos,  as coordenações dos cursos e o colegiado de Química promovem, na próxima segunda-feira (18/6), o evento “Química, Educação e Qualidade de vida”. A programação acontece a partir das 8h no auditório do campus Macapá e conta com palestras, exposições e mesas redondas. As inscrições serão presenciais no local.

A partir das 9h, o engenheiro químico e Delegado do Conselho Regional de Química (CRQ – 6ª Região), José Alberto Jansen Jucá, fará a palestra “Profissionais da Química e suas atribuições”. Às 14h, os agentes da Polícia Federal do Amapá Maicon Jhonatan Dadalt e Carlos André Almeida da Silva ministrarão a palestra “Drogas lícitas e ilícitas”. Já a palestra “Embriagado pela Química: os efeitos do álcool no organismo” será realizada, às 16h, pela professora do campus Macapá Genize dos Santos. Encerrando a programação, os docentes de Química no Ifap farão uma mesa redonda com relatos de experiências profissionais. Clique aqui para ver a programação completa.

Confira a galeria de fotos do evento

Conheça mais sobre o curso

Perfil profissional

Licenciatura em Química
O licenciado em Química é o profissional da educação, é o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades docentes e materiais relativos à Educação Química. Sua atribuição central é a docência na Educação Básica para o ensino a nível médio, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da Ciência Química, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas do conhecimento humano, assim como, sobre estratégias para transposição, construção e mediação de conhecimentos químicos em saber escolar.

Técnico em Química
O técnico em Química pode atuar em indústrias químicas; laboratórios de controle de qualidade, de certificação de produtos químicos, alimentícios e afins; laboratórios de ensino, de pesquisa e de desenvolvimento em indústrias ou empresas químicas; empresas de consultoria, assistência técnica, de comercialização de produtos químicos, farmoquímicos e farmacêuticos. Estações de tratamento de águas e efluentes.

Laboratórios
Atualmente, o campus Macapá possui cinco laboratórios de Química. Eles atendem tanto aos cursos técnicos quanto o curso de Licenciatura. Esses cinco laboratórios são: Laboratório de Química Orgânica e Bioquímica, Laboratório de Microbiologia; Laboratório de Química Analítica Qualitativa e Quantitativa, Laboratório de Análise Instrumental; Laboratório de Química geral, Laboratório de química Inorgânica, Laboratório de Físico Química e Laboratório de tecnologia de Alimentos.

De acordo com o coordenador do curso de Licenciatura em Química, Erlyson Fernandes, esses espaços atendem aos componentes curriculares descritos como experimentais no Projeto Pedagógico do Curso (PPC). “Química geral experimental, química analítica quantitativa experimental, físico-química experimental, bioquímica experimental são alguns dos componentes que os laboratórios podem atender”, explicou Fernandes.

Mercado de Trabalho
Atualmente, o Ifap é a única instituição no Amapá que oferece o curso técnico em Química. De acordo com o coordenador do curso técnico nas formas integrada e subsequente, professor Salvador Taty, o estado é muito carente desses profissionais e o piso salarial é bastante compensatório. “A faixa salarial desses profissionais variará de acordo com o porte da empresa. Empresa Pequeno: R$ 1741,26 a R$ 3045,48; Médio porte: R$ 2089,51 a R$ 3654,57; Grande porte: R$ 2507,42 a R$ 4385,49. O salário inicial de R$ 1741,26 é para trainee e o de R$3045,48 para sênior”, informou Taty.