Página inicial > Mais Notícias > Estudantes se classificam para a segunda fase de olimpíadas de matemática

Estudantes se classificam para a segunda fase de olimpíadas de matemática

Publicado: Sexta, 22 de Junho de 2018, 16h59 | Última atualização em Sexta, 22 de Junho de 2018, 17h05

Danilo Moreira, Denny Rodrigues e Christian Oliveira, estudantes do ensino médio integrado do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap), foram classificados para a segunda fase da I Olimpíada dos Institutos Federal (Omif 2018) e da 14ª Olimpíada de Matemática Brasileira das Escolas Públicas (Obmep 2018). Os alunos se prepararam para as competições através do projeto “Treinamento Olímpico” que acorreu nos mês de maio deste ano. As segundas etapas da Obmep e da Omif acontecem nos meses de setembro e outubro, respectivamente.

O projeto “Treinamento Olímpico” foi desenvolvido pelo colegiado de matemática e coordenado pela professora Lorena Silva, o qual contou com quatro semanas intensas de atividades, além de convidados internos (professores e acadêmicos de Licenciatura em Matemática) e externos. A programação envolveu mais de 500 alunos em minicursos, oficinas e plantões de dúvidas.

“O preparatório nos ajudou muito porque este foi o primeiro ano da Omif e não sabíamos o que ia cair, então os minicursos nos foram fundamentais revisarmos conteúdo que também serviram para a Obmep”, disse estudante do 3º ano de Redes de Computadores, Danilo Moreira. “O treinamento olímpico nos deu a base do que era para ser estudando, nos orientando nos principais assuntos que cairam nas provas”, completou Denny Rodrigues, aluno do 1º ano de Química. Para Christian Oliveira, também estudante do 3º ano do curso de Redes de Computadores, os alunos que participaram do projeto teve um único foco: aprender e se preparar cada vez mais para as provas. “Foram muitas listas de exercícios e questões resolvidas. Esse apoio, tanto dos professores quanto dos acadêmicos de Licenciatura em Matemática, nos ajudou muito”, contou.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Lorena Silva, o treinamento volta para a partir do mês de agosto para prepará-los nas segundas fases das olimpíadas. “Após as férias, daremos continuidade ao projeto com o objetivo de trazer medalhas de ouro para Ifap e para o Amapá”, disse a docente. “Agradeço o contínuo apoio do nosso colegiado em matemática, do coordenador do curso de Licenciatura em Matemática, André Ferreira, da Reitoria, Direção de Ensino (Diren), Direção-geral do campus Macapá (Digeral), Departamento de Pesquisa e Extensão (Depex) e Pró-reitoria de Extensão (Proext)”, concluiu.

“Desde 2011, o Ifap participa ativamente da Obmep, e nosso estudantes já receberam o total de menções honrosas, medalhas de bronze e uma de prata, sendo esta última a primeira do estado do Amapá. A direção-geral apoia projetos como este para que nosso estado possa ser presenteado com uma medalha de ouro”, disse Márcio Prado, diretor-geral do campus Macapá.

Omif 2018
A I Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais foi criada para comemorar aos 10 anos dos Institutos Federais brasileiros. Alunos do ensino técnico integrado ao nível médio das instituições da Rede Federal puderam participar da primeira etapa da competição. A segunda fase acontece etapa acontece no dia 19 de outubro no IFSULDEMINAS, campus Muzambinho.

Obmep
A Obmep está na sua 14ª edição e tem o objetivo de promover o estudo da matemática contribuindo para a melhoria da qualidade da educação, bem como a difusão da cultura matemática entre os alunos da rede pública de ensino. A segunda fase da competição acontece no dia 15 de setembro.]