Página inicial > Mais Notícias > Programa Jovens Embaixadores 2019 inscreve até dia 12/8; conheça estudantes do Ifap que já participaram

Publicado: Terça, 07 de Agosto de 2018, 15h05 | Última atualização em Quarta, 08 de Agosto de 2018, 09h00

Até o dia 12 de agosto, estudantes do ensino médio da rede pública com idades entre 15 e 18 anos podem se inscrever no Programa Jovens Embaixadores 2019. Além de ter um excelente desempenho escolar e bom nível de domínio do inglês, os candidatos devem nunca ter visitado os Estados Unidos e realizar algum trabalho voluntário há pelo menos um ano. Clique aqui fazer sua inscrição.

No campus Macapá, o estudante do 4º ano do curso de Redes de Computadores Gabriel de Amorim Lima foi único selecionado no estado para participar do Programa Jovens Embaixadores 2018. O aluno esteve de 12 de janeiro a 4 de fevereiro nos Estados Unidos, onde visitou lugares históricos como, por exemplo, a Casa Branca. “Também participei de diversos workshops relacionados liderança e trabalho em equipe. Toda essa experiência me possibilita aplicar dentro e fora de sala de aula o que foi me ensinado sobre esses temas”, disse Gabriel Lima.

O trabalho voluntário desenvolvido por Gabriel que o ajudou a selecioná-lo para o Programa foi a criação de mantas térmicas produzidas com material reciclável e de baixo custo. O projeto de pesquisa teve a orientação do professor de matemática Dejildo Roque e buscou verificar a eficiência do produto produzido a partir de embalagens UHT.

Hoje acadêmico do curso de Licenciatura em Letras/Inglês do campus Macapá, Bruno Lima Picanço participou do Programa em 2016 quando ainda estava no último ano do ensino médio na E.E Maria Ivone. “Dois trabalhos voluntários me ajudaram a conseguir participar do programa, o primeiro foi a minha atuação como presidente do grêmio e o outro foi o trabalho voluntário que desenvolvo na minha igreja”, disse. “É uma experiência única, de imersão. As capacitações nas quais nos envolvemos de fato nos faz mergulhar na cultura americana, como, por exemplo, frequentar a escola, prestar serviços voluntários em comunidades e fazer apresentações sobre o Brasil.”, concluiu Picanço.

Os dois estudantes pretendem dar prosseguimento ao projeto social proposto no Programa o qual objetiva ensinar inglês de forma diferenciada para crianças do ensino fundamental. “Nós criamos um projeto no período em que estivemos no Programa Jovens Embaixadores e agora vamos dar continuidade ao que foi idealizado durante a nossa estada nos Estados Unidos e aplicar na nossa comunidade”, afirmou Bruno Picanço.

Sobre o Programa:
Criado em 2002, por iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos, o Jovens Embaixadores busca valorizar estudantes que sejam exemplos em suas comunidades. Desde então, mais de 500 jovens já foram beneficiados pelo programa. O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com organizações públicas e privadas.