Página inicial > Mais Notícias > Banda Marcial do Ifap se apresenta em dois desfiles cívicos

Banda Marcial do Ifap se apresenta em dois desfiles cívicos

Publicado: Terça, 18 de Setembro de 2018, 11h01 | Última atualização em Terça, 18 de Setembro de 2018, 11h37

A Banda Marcial do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) fez as suas primeiras apresentações nos dias 11 e 13 de setembro em dois desfiles cívicos da capital. A primeira apresentação (11/9) aconteceu na Rodovia do Curiaú com a participação de 550 estudantes de escolas públicas, em comemoração a criação do Território Federal do Amapá. O segundo desfile (13/9) ocorreu no Sambódromo e envolveu 2,5 mil alunos de 39 escolas.

"Este é um momento histórico para o Ifap e nós nos orgulhamos de fazer parte dele. Perceber que estamos contribuindo para uma formação cidadã completa não só dos nossos alunos, como também servidores e comunidade externa que fazem parte da Banda Marcial do Ifap é gratificante. Esperamos participar de outras apresentações e agregar mais conhecimento e experiência para todos os envolvidos neste projeto", disse o diretor-geral do campus Macapá, professor Márcio Prado.

A Banda Marcial do campus Macapá foi criada em maio deste ano a partir do projeto de extensão coordenado pelo servidor e pedagogo do Ifap, José Luis Nogueira. O grupo é formado por 40 pessoas entre alunos, servidores e comunidade externa. O coordenador estadual de Bandas Marciais do Estado do Amapá, Elias dos Santos, é o maestro responsável pelos ensaios da banda do Ifap.

De acordo com o coordenador do projeto, o objetivo foi integrar o Ifap a sociedade amapaense e o reconhecimento pela Secretaria de Educação do Estado de que a Banda Marcial do Ifap está entre as 10 bandas existentes no município é a afirmação do proposto no escopo do projeto. “Participar dos desfiles foi uma experiência muito produtiva. Conseguimos perceber nos alunos o orgulho e satisfação de representar o Ifap para a sociedade amapaense. Muitos pais nos procuraram ao final do desfiles emocionados, ou seja, os familiares também se sentiram orgulhosos em ver seus filhos representando a instituição”, avaliou Nogueira.

Na próxima segunda-feira (24/9), às 10h, a Banda Marcial fará uma apresentação especial no hall de entrada para toda a comunidade do campus Macapá e da Reitoria, em que estará presente a reitora do Ifap, professora Marialva Almeida, e o diretor-geral do campus Macapá, professor Márcio Prado.

Por Jacyara Araújo, jornalista do campus Macapá