Página inicial > Mais Notícias > Programação homenageia Tecnólogos em Alimentos; conheça mais sobre o curso

Programação homenageia Tecnólogos em Alimentos; conheça mais sobre o curso

Publicado: Segunda, 01 de Outubro de 2018, 11h03 | Última atualização em Terça, 02 de Outubro de 2018, 11h34

No dia 6 de outubro é comemorado o Dia do Tecnólogo em Alimentos, profissional que desempenha função fundamental no eixo tecnológico ligado à produção alimentícia. No campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap), o curso foi implementado através da resolução 49/2015, a qual autorizou a criação e o funcionamento do curso superior de Tecnologia em Alimentos. E para homenagear acadêmicos e profissionais da área, o colegiado do curso realiza, no dia 9 deste mês, programação que propõe discutir a atuação profissional, a vivência do curso e as perspectivas dos estudantes sobre a profissão. As inscrições acontecem de 1 a 9 de outubro, clique aqui para se inscrever

O evento tem início às 8h, no auditório do campus Macapá, com a mesa redonda de abertura composta pelo colegiado de Alimentos, que abordarão o tema “Atuação profissional do Tecnólogo em Alimentos”. Em seguida, às 9h, os acadêmicos do 6º semestre discutirão a “Vivência do curso e as suas perspectivas”. Às 9h30, relato de experiência abordará o tema “Curso de Tecnologia em Alimentos como segundo curso de formação profissional”. A partir das 14h, Emílio Baleiro ministrará palestra "Tecnólogo em Alimentos como consultor". A programação é gratuita e aberta a comunidade interna e externa.

Programação:

Auditório do campus Macapá

Mesa redonda: Atuação profissional do Tecnólogo em Alimentos

Tema: Vivência do curso e as suas perspectivas

9h30

Relato de experiência: Curso de Tecnologia em Alimentos como segundo curso de formação profissional

Palestra: Tecnólogo em Alimentos como consultor

Sobre o curso
Desenvolver novas tecnologias na indústria alimentícia que resultem em melhor qualidade de produtos e lançamento de novos, controle de qualidade, gestão e comercialização é o que propõe a formação do curso em Tecnologia em Alimentos do campus Macapá do Ifap.

O campo de atuação destes profissionais é diversificado, podendo os profissionais atuarem em indústrias de alimentos, cozinhas industriais, empresas de armazenamento e distribuição de alimentos, hotéis, laboratórios para análise de alimentos, restaurantes, moinhos, Institutos de pesquisa científicas e tecnológicas, laboratórios especializados em alimentos, Instituições de ensino superior como professor. De acordo com a coordenadora do curso, Elizabete Piancó, o salário dependerá do campo de atuação do profissional, mas a faixa salarial é em torno de R$ 2.200.

A carência de profissionais para atuação no mercado de trabalho com formação superior na área de alimentos é evidenciada nas pesquisas realizadas pelos órgãos do governo estadual. Diante dessa situação, a formação desses novos profissionais pelo Ifap permite a preparação de mão de obra qualificada para o desenvolvimento da região”, disse Piancó. “Vale lembrar que o estado do Amapá se encontra em expansão no setor alimentício devido as instalações de inúmeras empresas, como, por exemplo, bebidas, polpas, pescado, cereais, carnes entre outras que podem ter suas necessidades supridas quando se tratar de profissionais qualificados”, concluiu.

Perfil profissional
O curso em Tecnologia em Alimentos pretende oportunizar uma sólida formação técnica, científica e profissional que o capacite os egressos no desenvolvimento de novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas na área de Alimentos. O curso habilitará o profissional para planejar, implantar, executar e avaliar os processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação de alimentos e bebidas; gerenciar os processos de produção e industrialização de alimentos; supervisionar as várias fases dos processos de industrialização e desenvolvimento de alimentos; realizar análise microbiológica, bioquímica, físico-química, microscópica, sensorial, toxicológica e ambiental na produção de alimentos; coordenar programas de conservação e controle de qualidade de alimentos; gerenciar a manutenção de equipamentos na indústria de processamento de alimentos; desenvolver, implantar e executar processos de otimização na produção e industrialização de alimentos; desenvolver novos produtos e pesquisa na área de alimentos; elaborar e executar projetos de viabilidade econômica e processamento de alimentos; vistoriar, realizar perícia, avaliar, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação.

Laboratórios
A infraestrutura para as atividades práticas é um dos diferenciais do curso de Tecnologia em Alimentos no Estado do Amapá. Atualmente, além das salas de aulas e laboratórios de informática, os estudantes podem contar com laboratórios equipados com maquinário específico para aplicação prática de diversos componentes curriculares, sendo divididos em Laboratório de Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal; Laboratório de Tecnologia de Produtos de Origem Animal e Laboratório de Tecnologias de Alimentos. Clique aqui para ler o Regulamento dos Laboratórios de Alimentos.

Forma de ingresso
Para concorrer a uma das 40 vagas ofertadas anualmente para o curso de Tecnologia em Alimentos, o interessado pode concorrer via Sistema de Seleção Unificada/SISU, que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, do ano correspondente ao ano da edição do SISU; aberto a participação de candidatos que concluíram o Ensino Médio ou os estudos equivalentes, Processo Seletivo Próprio do Ifap ou por meio do Vestibulinho, para portadores de diploma de graduação ou acadêmicos que estejam matriculados em cursos superiores de outras IES, desde que seja de áreas afins.

O curso tem duração de três anos, com o mínimo de seis semestres e o máximo de nove. As aulas são presenciais nos turnos manhã e tarde.