Página inicial > Mais Notícias > Estudante do campus Macapá ganha medalha prata na 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Publicado: Quarta, 12 de Dezembro de 2018, 11h57 | Última atualização em Quarta, 12 de Dezembro de 2018, 14h35
Ifap conquista a segunda medalha de prata na 14ª Obmep
Estudante Danilo Moreira | Foto: Jacyara Araújo

Danilo José da Silva Moreira, 17 anos, estudante do curso técnico em Redes de Computadores do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) conquistou a segunda medalha de prata do Estado na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2018). Alunos dos campi Macapá, Laranjal do Jari e Santana também obtiveram 16 menções honrosas na 14ª edição da competição.

Desde 2012 o Ifap participa da Obmep e estudantes já colecionam 108 premiações, sendo 103 menções honrosas, três medalhas de bronze e duas medalhas de prata. “Esta é a segunda medalha de prata que o Ifap e o Amapá conquista na Obmep e quem ganha com isso é a educação porque acaba melhorando o desempenho dos alunos em outras disciplinas também. Ressalto, ainda, o interesse dos professores em preparar nossos alunos para essas competições. Neste ano, por exemplo, campus Macapá e o colegiado de Matemática ofereceram o projeto Treinamento Olímpico para direcionar os estudos dos alunos para a primeira e segunda fase da prova”, disse o diretor-geral do campus Macapá, Márcio Prado.

O projeto Treinamento Olímpico foi desenvolvido pelo colegiado de matemática e coordenado pela professora Lorena Silva com o objetivo de preparar os estudantes para a Olimpíada Internacional de Matemática dos Institutos Federais (Omif 2018) e para (Obemep 2018). Durante vários meses foram realizados minicursos, oficinas e plantões de dúvidas com professores do Ifap e convidados.

“Como coordenadora do projeto fico muito feliz e honrada em saber que o Treinamento Olímpico ajudou o Danilo a conquistar essa medalha de prata na Obmep e também a medalha de bronze na Omif porque são provas difíceis. Também agradeço o apoio do colegiado de Matemática, a Direção-geral, a direção de ensino e a reitora do Ifap por apoiar o desenvolvimento desse projeto”, disse Lorena.

:: Leia também: Estudantes do Ifap conquistam duas medalhas de bronze na Omif 2018.

Para Danilo Moreira, o projeto foi um diferencial na sua preparação. “O Treinamento Olímpico ajudou de fato a direcionar os estudos para resolução da prova”, comentou o estudante. “O Amapá ainda não ganhou nenhum ouro e isso demonstra que é uma prova de alto nível. Conquistar a segunda prata do estado foi de grande satisfação porque é o resultado de muito esforço e dedicação ao longo desse ano”, concluiu.

Confira a lista dos alunos vencedores e seu respectivo campus:

Campus Macapá
Danilo José da Silva Moreira – Medalha de Prata