Página inicial > Mais Notícias > Projeto Liderança 2019 inicia ações para escolha democrática dos representantes de turma

Publicado: Segunda, 11 de Fevereiro de 2019, 12h47 | Última atualização em Terça, 12 de Fevereiro de 2019, 09h46
Projeto procura fortalecer o protagonismo juvenil e a representatividade estudantil

O projeto de ensino “Liderança e Representatividade: uma escolha democrática”, desenvolvido pela Seção de Gerenciamento Pedagógico (Seped), iniciou a primeira etapa das ações nesta segunda-feira (11/2). O objetivo das atividades é promover formação cidadã dos estudantes para a escolha responsável dos novos representantes de turma de todos os níveis e modalidades de ensino do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap).

Neste ano, o projeto Liderança será dividido em três etapas, sendo a primeira já em curso, que é a ampla divulgação do cronograma das ações junto à comunidade escolar. De acordo com a coordenadora do projeto, Lucinei Barros, nessa primeira etapa ainda ocorrerá uma palestra sobre liderança. “Também pretendemos reunir ex-representantes de turma para relatar suas experiências para os novos candidatos”, informou.

A segunda etapa ocorre de 19 e 22 deste mês e contemplará inscrição dos estudantes que quiserem concorrer a representantes e, em seguida, a eleição e posse dos novos representantes. A última fase será a reunião para orientações gerais para o exercício das atribuições dos eleitos.

O Projeto Liderança foi iniciado em 2011 no campus Macapá. Desde então, as atividades propostas pelo projeto abrangem fortalecer o protagonismo juvenil e a representatividade estudantil, possibilitar a escolha democrática dos representantes de turma e desenvolver lideranças que atuem como elo entre as turmas e os demais setores da instituição.

Confira o cronograma das atividades:

Ação*

Divulgação do Projeto

11/2/2019

Apresentação do projeto e Palestra

19/2/2019

Inscrições e Eleições

19 a 22/2/2019

Reunião com os novos representantes de turma

13/2/2019

*Poderão ser realizadas eleições extraordinárias para as turmas ingressantes após as datas estabelecidas no cronograma

Por Jacyara Araújo, jornalista do campus Macapá