Página inicial > Mais Notícias > Projeto Liderança é lançado com palestra e relatos de experiência

Projeto Liderança é lançado com palestra e relatos de experiência

Publicado: Terça, 19 de Fevereiro de 2019, 17h18 | Última atualização em Quarta, 20 de Fevereiro de 2019, 11h08
Inscrições e eleições já acontecem nas salas de aula durante os três turnos

O lançamento oficial do projeto “Liderança e Representatividade: uma escolha democrática” para a comunidade escolar aconteceu na tarde desta terça-feira (19/2) no auditório do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) e foi direcionado aos estudantes do ensino médio integrado. O evento contou com a apresentação da palestra “Sufrágio, liberdade e democracia: conceitos e inserções na história das sociedades”, ministrada pelo professor do campus Santana, João Morais, e também com relatos de experiências de alunos e ex-alunos representantes de turma.

A coordenadora do projeto, Lucinei Barros, fez a abertura da programação e explanou os objetivos do projeto e as principais responsabilidades dos representantes de turma. Em seguida, o egresso do curso Tecnologia em Construção de Edifícios e ex-representante de turma por cinco semestres durante o curso, Daniel Santos Barbosa, contou um pouco da experiência exercendo a função. “Ser representante de turma me ajudou a desenvolver os sentimentos de empatia e alteridade. A função me deu a capacidade de buscar soluções para problemas da turma e saber mediar conflitos. Durante esse tempo, amadureci bastante, aprendi a compartilhar conhecimentos em prol da turma e, principalmente, buscar solucionar as demandas em conjunto”, disse Barbosa.

Danilo Souza de Oliveira, representante de turma do 2º ano do curso Técnico em Estradas, também contou como tem sido importante representar sua turma dentro da instituição. “Nós somos mediadores e criamos vínculos entre nossa turma e os setores do Ifap. Parece uma tarefa simples, mas nos demanda esforços. Em resumo, é um trabalho gratificante”, contou.

Participaram do lançamento as turmas dos cursos técnicos em Mineração (1º e 2º anos), Redes de Computadores (1º e 2º anos), Alimentos (1º e 2º anos), Química (1º e 2º anos) e Edificações (1º e 2º anos).

Sobre o projeto
As inscrições e as eleições dos novos representantes de turma acontecem de 19 a 22 deste mês nas salas de aula durante os três turnos (manhã, tarde e noite). O Projeto Liderança foi iniciado em 2011 no campus Macapá. Desde então, as atividades propostas pelo projeto abrangem fortalecer o protagonismo juvenil e a representatividade estudantil, possibilitar a escolha democrática dos representantes de turma e desenvolver lideranças que atuem como elo entre as turmas e os demais setores da instituição.